O Dia Mundial de Prevenção de Quedas é celebrado em 24 de junho e, para reforçar a data, a Prefeitura de Fortaleza chama a atenção da população para os cuidados com as situações de risco que podem ser evitadas para a proteção de todos e, principalmente, dos mais idosos.
As quedas são, hoje, a principal causa de atendimentos na Emergência do Instituto Doutor José Frota (IJF), hospital municipal de referência no atendimento às vítimas de traumas graves. Apenas em 2016, a unidade de saúde acolheu 13.983 pessoas nessas condições, sendo que 3.676 dos pacientes tinham mais de 60 anos de idade. De acordo com a equipe médica, na maioria dos casos, as quedas de idosos ocorrem dentro de casa, em banheiros, cozinhas e quintais.
Para garantir um envelhecimento saudável, alguns cuidados são indicados em todas as idades e a colaboração da família é indispensável. Praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, consultar um médico regularmente e não se expor a riscos desnecessários são indicações básicas para manter o corpo e a mente sempre em forma.
Em casa, é importante retirar tapetes e móveis baixos, de difícil visualização, das áreas de circulação. Os ambientes também devem ser bem iluminados e os banheiros devem possuir barras de apoio e piso antiderrapante, de preferência. Para evitar qualquer desequilíbrio, é preciso ter paciência na hora de levantar quando estiver deitado ou mesmo sentado.
Nas ruas, é necessária a atenção com os calçados, que devem estar conservados e bem presos aos pés, para evitar tropeços. A travessia das vias pelo acesso de pedestres é indispensável, tendo sempre cuidado com pedras, poças d’água e calçadas desniveladas.