A Prefeitura de Fortaleza iniciou, na última sexta-feira (27/01), o primeiro mutirão de serviços públicos, em uma ação integrada com órgãos municipais como parte do Plano Operacional para a quadra chuvosa deste ano. O ponto de partida foi dado na Avenida Coronel Carvalho e contou com os serviços de varrição, capina, manutenção da iluminação pública, poda de árvores, controle do tráfego, atendimento veterinário, recuperação asfáltica, educação ambiental, plantio e distribuição de mudas. Ao todo, foram empregadas 172 pessoas dos órgãos municipais para executar os serviços.
Para o secretário municipal da Gestão Regional, Ferruccio Feitosa, o mutirão é um esforço concentrado de trabalho dos órgãos públicos para oferecer assistência aos fortalezenses e minimizar os impactos causados com a chegada do período chuvoso na cidade. “A Prefeitura vem ao longo do ano fazendo um trabalho preventivo nos bairros com a limpeza de canais, lagoas e bocas de lobo. Estamos inaugurando um novo modelo para cuidar da cidade de forma preventiva e também conscientizar a população do papel dela. Tivemos um saldo extremamente positivo desta primeira edição”, destaca.
A ação reuniu um conjunto de atividades integradas e foi conduzida por equipes da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).
O efetivo dos órgãos municipais partiu na Praça Marcelo Prestes de Queiroz, no bairro Vila Velha. No espaço, foram plantadas novas árvores e as mudas de plantas ornamentais e medicinais foram distribuídas à população que prestigiou o mutirão. Turmas com engenheiros ambientais e garis saíram pelas ruas do bairro Vila Velha e Barra do Ceará abordando moradores e comerciantes explicando sobre o trabalho de limpeza e coleta domiciliar realizado nos bairros.
Ao longo da Avenida Coronel Carvalho, foram recolhidas 30 toneladas de resíduos oriundos do serviço de capinação e limpeza de bocas de lobo. Paralelamente à capina, os meios-fios da calçada e do canteiro central receberam pintura. Foram quase 17 quilômetros de via e meio-fio revitalizados com a limpeza pública.
Durante o mutirão, a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor) realizou o serviço de poda em 60 árvores e totalizou oito recolhimentos. Além disso, a gestão municipal também realizou a distribuição de 200 mudas e plantou 20 plantas de espécies ornamentais e medicinais.
A Seger executou o serviço de recuperação asfáltica, conhecido como tapa-buraco, em dez pontos mapeados ao longo da Avenida Coronel Carvalho, totalizando 381 m2 de novas áreas pavimentadas. Já a Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) executou a manutenção de 40 pontos de iluminação pública na via.
O mutirão também contou com atendimento veterinário ofertado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). Foram 78 atendimentos realizados, sendo 25 consultas veterinárias, 10 castrações e 23 testes de triagem para leishmaniose (calazar). Durante a ação também foram aplicadas 20 doses de vacina antirrábica.
Próximo mutirão
Na próxima sexta-feira (03/02), o mutirão chega à Avenida Domingos Olímpio, via importante da cidade que corta os bairros Farias Brito, Benfica e José Bonifácio. A via é o principal corredor do Ciclo Carnavalesco de Fortaleza, onde diversas agremiações desfilam em um trecho da avenida nos quatro dias de festa. A iniciativa é um preparativo que vai beneficiar foliões, blocos e cordões de maracatu, além dos moradores e trabalhadores da região.
“Esse é um compromisso da Prefeitura de Fortaleza de estar presente cada vez mais e junto à população, entendendo e ouvindo as suas demandas. Nós estamos presentes diariamente nos bairros de Fortaleza oferecendo diversos serviços, mas, no momento em que nós fazemos um mutirão, é para reafirmar o compromisso com a população de dar uma vida mais digna e melhor”, completa Ferruccio Feitosa.