18 de July de 2014 em Infraestrutura

Prefeitura de Fortaleza debate projeto funcional da Rede Cicloviária

O PDCI deve ser concluído até o final do mês do julho, e tem como objetivo incentivar uma mobilidade mais sustentável


Representantes da prefeitura e sociedade civil se reuniram para debater o Projeto Funcional do Plano

Avançando em mais uma etapa para a conclusão do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) reuniu-se, na última quinta-feira (17/07), com representantes da sociedade civil e movimentos que incentivam o uso de bicicletas para debater o Projeto Funcional do PDCI. Os técnicos do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) apresentaram o projeto funcional, as novas possibilidades analisadas e o programa de implantação do PDCI.

A rede proposta no PDCI foi ampliada (passando de 304km para 523km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados), e realizada com as contribuições enviadas pelos movimentos ciclistas e sociedade civil. O projeto funcional indica os tipos de tratamentos específicos para a infraestrutura cicloviária e apresenta a descrição de tipos de ciclovias e ciclofaixas possíveis, apresentando os materiais e equipamentos empregados, abordando indicação de usos e custos estimados de implantação.

Já o programa de implantação mostra as estratégias de execução do PDCI. São contemplados todos os aspectos sociais, urbanísticos, financeiros e administrativos que podem afetar a efetivação da rede proposta. O programa também indica a prioridade de implantação das redes projetadas e seus custos.

A engenheira de Transportes do Transfor, Sueli Rodrigues, explica que, com o projeto funcional finalizado e a minuta de lei elaborada, o Plano deve ser concluído até o final do mês do julho. Após, seguirá para votação na Câmara Municipal de Fortaleza para que se transforme em projeto de lei. “Buscando dotar a cidade de Fortaleza de regulações que ampliem a mobilidade no município, a prefeitura desenvolveu o PDCI no decorrer dos últimos 12 meses. Acredito que estamos dando um grande passo na direção de uma mobilidade mais sustentável e mais compartilhada”, disse Sueli.

A primeira fase de elaboração do PDCI foi apresentada no dia 20 de fevereiro, no CUCA Barra, com a participação de ciclistas, urbanistas e imprensa. O plano esteve aberto para consulta popular até o último dia 15 de março, e pode ser consultado na sede da Seinf/Transfor, por meio da fanpage da secretaria ou da Ouvidoria da Seinf.

Ao todo, foram recebidas seis sugestões, com um total de 74 propostas concretas. Houve um aproveitamento de 71% das propostas relacionadas com a rede. Com o aumento da rede preliminar, no último dia 30 de abril, foi promovida uma nova apresentação e o Plano foi disponibilizado para consulta e sugestões.

Saiba mais
O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), iniciado em agosto de 2013, propõe a realização de diagnóstico para conhecimento das necessidades e potencialidades cicloviárias da cidade. O plano é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e faz parte do Transfor, com o consórcio TECTRAN-IDOM. Estão previstos, ao todo, 523 km de rede preliminar, contemplando ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados, dos quais 46,5km já estão previstos nos corredores de transporte do Transfor.

Os cinco pilares fundamentais do PDCI são o Plano de Implantação; o Programa de Gestão; a elaboração de minuta de Projeto de Lei para envio à Câmara Municipal; e o projeto funcional de todo o sistema integrado. Mais que fomentar o uso da bicicleta como um modo de transporte cotidiano, o PDCI tem como objetivo incentivar uma mobilidade mais sustentável com a redução de carbono, garantindo a segurança dos ciclistas e pedestres nos espaços onde compartilhem vias e, assim, favorecer a intermobilidade entre o transporte público, bicicleta e pedestres.

Prefeitura de Fortaleza debate projeto funcional da Rede Cicloviária

O PDCI deve ser concluído até o final do mês do julho, e tem como objetivo incentivar uma mobilidade mais sustentável

Representantes da prefeitura e sociedade civil se reuniram para debater o Projeto Funcional do Plano

Avançando em mais uma etapa para a conclusão do Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) reuniu-se, na última quinta-feira (17/07), com representantes da sociedade civil e movimentos que incentivam o uso de bicicletas para debater o Projeto Funcional do PDCI. Os técnicos do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) apresentaram o projeto funcional, as novas possibilidades analisadas e o programa de implantação do PDCI.

A rede proposta no PDCI foi ampliada (passando de 304km para 523km de ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados), e realizada com as contribuições enviadas pelos movimentos ciclistas e sociedade civil. O projeto funcional indica os tipos de tratamentos específicos para a infraestrutura cicloviária e apresenta a descrição de tipos de ciclovias e ciclofaixas possíveis, apresentando os materiais e equipamentos empregados, abordando indicação de usos e custos estimados de implantação.

Já o programa de implantação mostra as estratégias de execução do PDCI. São contemplados todos os aspectos sociais, urbanísticos, financeiros e administrativos que podem afetar a efetivação da rede proposta. O programa também indica a prioridade de implantação das redes projetadas e seus custos.

A engenheira de Transportes do Transfor, Sueli Rodrigues, explica que, com o projeto funcional finalizado e a minuta de lei elaborada, o Plano deve ser concluído até o final do mês do julho. Após, seguirá para votação na Câmara Municipal de Fortaleza para que se transforme em projeto de lei. “Buscando dotar a cidade de Fortaleza de regulações que ampliem a mobilidade no município, a prefeitura desenvolveu o PDCI no decorrer dos últimos 12 meses. Acredito que estamos dando um grande passo na direção de uma mobilidade mais sustentável e mais compartilhada”, disse Sueli.

A primeira fase de elaboração do PDCI foi apresentada no dia 20 de fevereiro, no CUCA Barra, com a participação de ciclistas, urbanistas e imprensa. O plano esteve aberto para consulta popular até o último dia 15 de março, e pode ser consultado na sede da Seinf/Transfor, por meio da fanpage da secretaria ou da Ouvidoria da Seinf.

Ao todo, foram recebidas seis sugestões, com um total de 74 propostas concretas. Houve um aproveitamento de 71% das propostas relacionadas com a rede. Com o aumento da rede preliminar, no último dia 30 de abril, foi promovida uma nova apresentação e o Plano foi disponibilizado para consulta e sugestões.

Saiba mais
O Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI), iniciado em agosto de 2013, propõe a realização de diagnóstico para conhecimento das necessidades e potencialidades cicloviárias da cidade. O plano é financiado parcialmente pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e faz parte do Transfor, com o consórcio TECTRAN-IDOM. Estão previstos, ao todo, 523 km de rede preliminar, contemplando ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e passeios compartilhados, dos quais 46,5km já estão previstos nos corredores de transporte do Transfor.

Os cinco pilares fundamentais do PDCI são o Plano de Implantação; o Programa de Gestão; a elaboração de minuta de Projeto de Lei para envio à Câmara Municipal; e o projeto funcional de todo o sistema integrado. Mais que fomentar o uso da bicicleta como um modo de transporte cotidiano, o PDCI tem como objetivo incentivar uma mobilidade mais sustentável com a redução de carbono, garantindo a segurança dos ciclistas e pedestres nos espaços onde compartilhem vias e, assim, favorecer a intermobilidade entre o transporte público, bicicleta e pedestres.