A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), ganhou destaque em publicação da Revista Exame, nesta segunda-feira (15/10), como a região do Brasil que mais possui startups mapeadas das análises de ecossistemas fora das grandes metrópoles.
A publicação mostra o mapeamento feito pela Associação Brasileira de Startups que indica regiões afastadas dos pólos de inovação, mas com uma forte comunidade de startups. O levantamento apontou que foram mapeadas 118 startups no local, a maioria no setor de saúde e bem-estar (5,93%). Algumas iniciativas governamentais para o empreendedorismo são os programas Corredores Digitais, CriarCE e Funcap.
Para o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, “a cidade avança no sentido de proporcionar negócios para novas tecnologias”. Outras destacadas pelo estudo são Agência Edu, Delfos, Desenrolado, GoCase, Mobilis, Resolvvi e TotalCross.
De acordo com o mapeamento, Fortaleza, apelidada de “Rapadura Valley”, também é palco de eventos como Startup Weekends e os Meetups StartupCE, pelo Sebrae-Ce. Ainda conforme a Exame, as universidades também ajudam a formar talentos para as startups da região, sendo chamadas de incubadoras universitárias. Aceleradoras, empresas alimentícias e institutos de pesquisas, do mesmo modo, ajudam a fortalecer o ecossistema de inovação na capital cearense.
Confira a matéria completa aqui.