Com o intuito de modernizar a gestão, a Prefeitura de Fortaleza eliminou totalmente o uso de papel em processos administrativos municipais, tornando o gerenciamento de documentos mais transparente, sustentável e rápido.
De janeiro a abril deste ano, a a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) criou e migrou aproximadamente 210 tipos de documentos para o modo eletrônico, atigindo, assim, 100% de transferência para o ambiente digital dos processos administrativos em trânsito na Prefeitura.
A plataforma utilizada permite ao servidor informações quanto a decisões ou finalizações de processos. A tramitação e elaboração é feita de forma digital, o que extingue a necessidade de impressão quando o destino são os órgãos ou entidades da Prefeitura, sendo inclusive assinados digitalmente.
Segundo o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, “com a pandemia do novo coronavirus, o trabalho remoto entrou em ênfase e viu-se a necessidade de modernizar e facilitar o trabalho dos servidores, além de favorecer o meio ambiente”, explicou. A iniciativa faz parte do Decreto Municipal 14.621/2020, que determina a migração de todos os novos processos administrativos para formato eletrônico, e é fiscalizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog),