
Os novos integrantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), que atuarão na gestão 2025–2027, tomaram posse, na última segunda-feira (1°/9), no Paço Municipal. O ato foi conduzido pela secretária dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a vice-prefeita Gabriella Aguiar.
O CMAS é uma entidade autônoma e deliberativa que reúne, de forma paritária, representantes do poder público e da sociedade civil. Sua missão é acompanhar, avaliar e propor políticas públicas no campo da assistência social, fortalecendo a participação cidadã e o controle social .
A nova composição do conselho reúne quatro segmentos: usuários da política de assistência social, trabalhadores da área, entidades de assistência social e representantes do poder público municipal. Ao todo, são 18 integrantes titulares e 18 suplentes.
No segmento usuários, tomaram posse representantes de equipamentos como os CRAS Presidente Kennedy, Barra do Ceará e João XXIII, além de suplentes de outros territórios da cidade. Entre os trabalhadores, destacam-se representantes do Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado do Ceará (Sasec), do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos de Fortaleza (Sindfort) e do Conselho Regional de Psicologia.
Já o segmento de entidades de assistência social é composto por representantes de associações comunitárias, institutos e organizações da sociedade civil, como a Associação Beneficente dos Moradores do Parque Universitário e o Instituto Vida Videira.
No poder público, integram o CMAS representantes de secretarias estratégicas do município: Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Habitafor, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Educação e Cultura, Secretaria de Governo e Coordenadoria Sobre Drogas.
“Fortaleza vive um novo momento na assistência social. O CMAS é fundamental para garantir que a política pública seja construída de forma coletiva, democrática e com a participação de quem mais precisa. Nosso compromisso é transformar esse espaço em um verdadeiro instrumento de cidadania, para que a cidade seja cada vez mais inclusiva e justa”, disse a secretária Gabriella Aguiar.
Durante a cerimônia, a presidente do CMAS, Marta Alves de Souza, que se despediu da função, ressaltou a importância da renovação do colegiado. “O conselho reafirma sua vocação de ser espaço democrático de participação social, onde diferentes vozes se encontram para fortalecer a política de assistência social de Fortaleza”, disse.
