O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, e a vice-prefeita e secretária dos Direitos Humanos e Assistência Social, Gabriella Aguiar, inauguraram, nesta terça-feira (30/9), a requalificação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Serviluz, no bairro Cais do Porto. Durante o evento, o prefeito destacou que a entrega marca o início de um novo ciclo para a assistência social em Fortaleza.
“Este é o primeiro CRAS requalificado na nossa gestão e representa o compromisso de recuperar toda a rede, que, há mais de duas décadas, não recebia grandes intervenções. Vamos entregar 22 CRAS totalmente renovados e ainda ampliar a rede com quatro novas unidades, garantindo estrutura adequada e digna para fortalecer o atendimento às famílias que mais precisam”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
O CRAS Serviluz atenderá mais de cinco mil famílias, com renda per capita de até meio salário-mínimo, e realizará por volta de 14 mil atendimentos anuais. A obra representa um avanço na política de assistência social de Fortaleza.
Segundo a vice-prefeita e titular da SDHDS, Gabriella Aguiar, a requalificação do Cras Serviluz é essencial para a garantia de acesso da população a um equipamento digno, estruturado e preparado para acolher as famílias.
"Ampliamos os espaços de atendimento, fortalecemos os serviços e asseguramos condições, para que a assistência social seja ofertada em toda a sua dimensão, indo muito além dos benefícios. É um passo importante para promover a convivência, fortalecimento de vínculos e o atendimento integral que as famílias da comunidade merecem”, disse Gabriella Aguiar.
Esse é o primeiro CRAS a ter a requalificação concluída de um total de 22 Centros de Referência que serão entregues. O equipamento, totalmente reformado e modernizado, está preparado para acolher e apoiar as famílias do território com mais dignidade e eficiência.
Para a coordenadora do CRAS Serviluz, Raquel Sampaio Campos, a requalificação possibilitará que a comunidade tenha acesso a importantes serviços e receba a assistência da qual necessita.
"Durante mais de um ano, o CRAS funcionou de forma improvisada em uma sala cedida pelo Centro Comunitário, sem condições adequadas para ofertar os serviços essenciais e as atividades de convivência. Agora, com a estrutura renovada, climatizada e totalmente mobiliada, temos um espaço digno tanto para o trabalho da equipe quanto para o acolhimento da população”, celebrou a coordenadora.
Para cuidar da filha Luciamara, que tem autismo, a dona de casa Maria José dos Santos precisa recorrer ao CRAS. É no equipamento que ela resolve questões como a renovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) da filha. Com a requalificação, ela voltou a ter acesso aos serviços perto de casa. "Esse lugar é muito eficaz para a população, e a estrutura ficou muito boa. Para mim, que moro aqui perto, facilita muito", elogiou.
A aposentada Raimunda Ferreira Mendes tinha o CRAS como seu principal espaço de lazer. “Desde 1978, que eu moro no Serviluz. Toda sexta-feira, eu vinha para cá, era meu principal divertimento. Antes estava feio, triste, agora está lindo. É um investimento para todos nós.”
Serviços
O CRAS Serviluz passará a atender, diretamente, os bairros Cais do Porto, Praia do Futuro I, De Lourdes e parte do Vicente Pinzón.
No equipamento, serão realizados atendimentos e ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); do Cadastro Único (CadÚnico); do Programa Bolsa Família; do Cartão Mais Infância Ceará; do Primeira Infância no SUAS; além de benefícios eventuais, como cesta básica, auxílio-natalidade, auxílio-funeral, e do acompanhamento de Benefícios Continuados (BPC) e das condicionalidades.
