O Complexo Vila das Artes celebrou, nesta terça-feira (09/04), na Casa Barão de Camocim, a inauguração da Escola Pública de Artes Visuais. O equipamento público é vinculado à Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), e gerido pelo Instituto Cultural Iracema. A inauguração contou com a cerimonialista e artista Camilly Leycker, o DJ Jayro Ikari, o caricaturista Jeremias, a grafiteira Dinha Ribeiro e a cantora e performer Gabi Dorato.
A abertura da escola representa um marco significativo no desenvolvimento cultural da cidade. O equipamento surge como uma resposta à necessidade de fomentar o talento artístico local e proporcionar oportunidades educacionais para todos os interessados em explorar as vastas possibilidades das artes visuais. Com objetivos centrais que abrangem desde a compreensão das técnicas tradicionais até a promoção da compreensão das linguagens visuais contemporâneas, a escola compromete-se a capacitar estudantes para expressarem sua criatividade de maneira autêntica e inspiradora.
Segundo Roberto Viana, secretário municipal da Cultura, o espaço contribui para a formação de futuros artistas e concretiza o sonho de muitos fortalezenses que aguardavam ansiosos pelo espaço. "Fortaleza está surfando uma boa onda da cultura, de um tempo pra cá nós temos nos dedicado a fazer muitas movimentações que eram necessárias para a cidade, agora estamos entregando a Escola Pública de Artes Visuais, que está dentro do complexo da Vila das Artes, local que contempla diversas outras linguagens. Então, ganha a cidade de Fortaleza, a classe artística, os futuros e os presentes artistas que terão a possibilidade de ter uma escola, um ambiente completamente formativo, de ação cultural e que vai estar dando apoio para essa e todas as próximas gerações".
De acordo com Renê Dias, coordenador da Escola Pública de Artes Visuais, o equipamento é um dos mais aguardados pela classe artística da cidade desde 2011. "Essa inauguração é um momento importantíssimo para Fortaleza, para a classe e para essa linguagem tão importante pra nossa cidade. Por isso, é um momento de comemoração porque nesse mês de abril nós estamos convocando a sociedade civil para a leitura da minuta do primeiro edital de propostas formativas e pretendemos lançar o edital já no mês de maio", explicou, compartilhando a expectativa para o início das atividades.
Serão destinadas mil horas aulas para o edital de propostas formativas. Estão previstas 1.250 vagas e até 50 ações formativas para o ano de 2024. O equipamento oferecerá acesso gratuito a diversos cursos livres, de curta e média duração, nos espaços físicos e virtuais do Complexo Cultural Vila das Artes, com o objetivo de oportunizar e descentralizar ações formativas em diversas áreas das artes visuais: história, técnicas, apreciação, crítica, cadeia produtiva, entre outras.
Elenilton Jorge, diretor-presidente do Instituto Cultural Iracema (ICI), reforçou a importância do equipamento para a cidade. "A nossa proposta de inaugurar essa Escola já vem desde o primeiro plano de governo da atual gestão. É um momento de festa e de celebração porque é um anseio antigo da cidade, da população e de todos que fazem a linguagem ligada às artes visuais. Esse equipamento já é esperado há muitos anos e a equipe não mediu esforços para que ele se tornasse realidade nesse momento", disse.
Elenilton ainda lembrou da Escola de Música, recentemente inaugurada. "Tivemos a Escola de Música recém inaugurada e, agora, a de Artes Visuais que com a primeira oficina, o edital teve uma demanda acima de qualquer expectativa", finalizou.
Desde criança, a ilustradora Maria Amanda tem afinidade com a arte e desenhos, mas muito cedo percebeu a desvalorização dos artistas no Brasil. De acordo com ela, ela "era a aluna que queria ser artista", mas não teve muito apoio das pessoas. Para Maria, ver a Escola de Arte nascendo é acompanhar diversos jovens artistas terem a coragem e o apoio para se aventurarem nesse mercado e realizarem seus sonhos.
"A inauguração da Escola é um passo importante para mais pessoas terem oportunidade de entrar nessa área, que é uma área pouco valorizada aqui no Brasil. Vai ser importante para a comunidade, porque pra ser artistas é caro, tanto para comprar material quanto para conseguir estudos, então ter um espaço para acolher os novos artistas é importante", contou animada.
A Escola fica localizada no Complexo Vila das Artes, no Centro. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h, recebendo alunos de todas as idades.
Complexo Vila das Artes
A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI). A Vila das Artes se firma como espaço de formação, difusão e produção em diferentes linguagens artísticas e conta com as escolas de Teatro, Dança, Audiovisual, Circo, Música e Artes Visuais, além da Biblioteca da Vila e a Casa do Barão de Camocim, que recebe diversas exposições e o Salão de Abril.