A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), avança nas obras dos dois túneis, em construção sob a Av. Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa), no Papicu. Neste mês de maio, foram iniciados os serviços de escavação do túnel longitudinal. Com a finalização deste serviço, o próximo passo será a construção da laje de fundo, que receberá a nova pavimentação em concreto. No local já foram finalizadas as obras de drenagem, estacas e a construção da laje superior do equipamento, por onde irá passar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), permitindo a conclusão da linha que interligará os bairros Mucuripe e Parangaba
As obras tiveram início em julho de 2017 e acontecem sob a Av. Almirante Henrique Saboia, no trecho compreendido entre as avenidas Padre Antônio Tomás e Santos Dumont. As intervenções, que estão com 75% de suas estruturas e estacas finalizadas, têm entrega prevista para dezembro deste ano.
Quando concluído, o túnel longitudinal terá 370m de comprimento, sendo 74m coberto. O novo equipamento irá possibilitar mais agilidade no tráfego, sem interferências naquele trecho, permitindo a implantação do corredor Parangaba/Papicu e também a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cuja execução da obra é de responsabilidade da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor).
Túnel Alberto Sá
O segundo túnel sob a Via Expressa está sendo construído na Av. Alberto Sá, no Papicu. O equipamento possibilitará a conexão direta da via com as ruas Tavares Coutinho e Ana Bilhar, além de permitir a eliminação de quatro semáforos existentes na avenida, fazendo com que o transporte coletivo tenha acesso expresso no cruzamento com a Via Expressa.
O novo equipamento terá cerca de 460m de comprimento e área coberta de 80m. A laje superior do túnel ganhará ainda uma pequena praça, com projeto semelhante ao já implantado no túnel Dep. Wellington Landim, localizado na Av. Engenheiro Santana Júnior. As obras deste equipamento foram iniciadas em dezembro de 2017 e serão concluídas em julho de 2019.
As obras no túnel da Av. Alberto Sá estão com 15% de execução. No local já foram realizadas a retirada do canteiro central e a desapropriação de parte dos imóveis, possibilitando o alargamento da via para as obras de infraestrutura. Atualmente as equipes trabalham na construção dos pilares centrais e nas paredes laterais do novo túnel.
Com custo de R$ 67 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS, os dois túneis possuirão quatro faixas de tráfego - sendo duas por sentindo - projeto paisagístico, nova pavimentação, postes de iluminação com luz branca, calçadas e ciclovia.
Obras concluídas
A Prefeitura de Fortaleza já realizou diversas obras integrantes do corredor Parangaba/Papicu, como os túneis das avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás, o viaduto da Av. Raul Barbosa, o alargamento da Av. Alberto Craveiro, além da rotatória e túnel da Av. Dep. Paulino Rocha, no Castelão. Estima-se que, com a conclusão das obras dos dois túneis da Via Expressa, o corredor expresso Parangaba/Papicu, alcançará cerca de 70% de execução do projeto.