A Prefeitura de Fortaleza deu início, por meio da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), à limpeza da Lagoa do Mondubim, na Regional 10. A gestão municipal vem cumprindo um cronograma de limpeza de recursos hídricos em todos os bairros da cidade desde o início do ano, realizando a retirada de lixo e aguapés de canais, lagoas e bocas de lobo.
As intervenções estão dentro das medidas preventivas de limpeza urbana e fazem parte do plano de trabalho da Quadra Chuvosa de 2021. “O principal objetivo desse conjunto de ações de limpeza de recursos hídricos é conter riscos de inundação e alagamento que podem afetar as vidas dos fortalezenses”, explica o secretário executivo da Gestão Regional, Arcelino Lima.
Balanço dos primeiros meses de 2021
De janeiro a maio deste ano, foram coletadas um total de 24.849 toneladas de lixo e aguapés de recursos hídricos da cidade. Ao todo, a gestão municipal já limpou 133 canais, 23 lagoas e desobstruiu mais de 3.500 mil bocas de lobo só neste ano.
Para o serviço de limpeza dos recursos hídricos na capital, a Prefeitura conta com 320 pessoas, sendo 250 a frente das lagoas e canais e outras 70 pessoas na limpeza de pequenas galerias e bocas de lobo. Além disso, há ainda o auxílio de quatro máquinas (duas retroescavadeiras e duas escavadeiras hidráulicas) e três caminhões multiuso.
Apoio da população
Como forma de colaborar com a gestão municipal, a população deve ficar atenta ao cronograma de coleta de lixo domiciliar, que ocorre em todos os bairros de Fortaleza três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras ou nas terças, quintas e sábados. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza conta com 90 Ecopontos distribuídos em todas as regionais para o descarte correto de pequenas proporções de entulho, restos de poda, móveis e estofados velhos, além de óleo de cozinha, papelão, plásticos, vidros e metais.