O Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana de Fortaleza (ReurbFor) segue intensificando as ações do papel da casa junto a famílias do Conjunto Maria Tomásia, localizado no grande Jangurussu (Regional 9). Nesta segunda-feira (11/03), equipes da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) estiveram na Escola Municipal Rosa da Fonseca efetuando o cadastro social dos moradores, assim como entregando documentos remanescentes da última entrega realizada no final do ano passado.
De acordo com o técnico social da Habitafor Régis Barreto, essa segunda etapa visa atender as famílias do outro extremo do residencial. “A Habitafor está continuando o cadastro dos moradores, principalmente das ruas Chiquinha Gonzaga, Clarice Lispector, Chica da Silva e ademais que deverão ser contempladas. Contamos com o apoio da Escola Municipal Rosa da Fonseca e a expectativa é cadastrar cerca de 200 famílias remanescentes”, disse.
Barreto ressalta ainda a celeridade para o caso dessas famílias do Maria Tomásia. “São cadastros que serão enviados para cartório e já sair a certidão de regularização fundiária, o documento”, destacou.
Para a dona Cleide Maria Brito, a mobilização foi importante para ter conhecimento da iniciativa e ela também ressaltou o atendimento rápido e bem sucedido. “Os rapazes (equipe da Habitafor) passaram na minha rua, deixaram o folheto e hoje tive um atendimento super rápido. Fui muito bem atendida”, salientou a moradora do conjunto desde 2009.
Mais
Além do cadastro para novas matrículas, as equipes da Habitafor estão entregando documentos remanescentes da entrega realizada pelo prefeito José Sarto, em dezembro de 2023.
Uma das beneficiadas foi a dona Liduína Maria de Jesus Rodrigues (foto). Também moradora do Conjunto Maria Tomásia desde de 2009, ela sonhava em ter o documento da casa em suas mãos. “Esse documento era um sonho, por que é caro adquirir um documento desse por conta própria. Eu fiquei muito feliz em receber, agora a casa é minha. Moro eu e os meus gatos e agradeço a Prefeitura pela conquista”, comemorou.
ReurbFor
O Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana de Fortaleza deve levar o papel da casa para milhares de famílias fortalezenses. Para isso, a Prefeitura de Fortaleza investiu mais de R$ 17 milhões com as ações de licitação de empresas especializadas, convênio com as principais universidade do Estado, além do primeiro chamamento público voltado para as organizações da sociedade civil. Atualmente, mais de 50 comunidades passam por ações de regularização fundiária na cidade.