A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou, nesta segunda-feira (13/12), a Operação Inverno 2022. A operação foi lançada através de coletiva de imprensa, onde também foi apresentado o 4º Levantamento de Índice Rápido Amostral para Aedes aegypti (LIRAa), referente ao ano de 2021.
A operação antecede o período da quadra chuvosa do próximo ano com o objetivo de intensificar a prevenção e o controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti e envolve cerca de 1.100 profissionais da Vigilância Ambiental de Fortaleza.
“A operação é realizada para que possamos, antes das chuvas, estarmos em uma situação de estabilidade, com criadouros e focos eliminados e com a população conscientizada”, afirma Nélio Morais, coordenador da Vigilância em Saúde de Fortaleza.
Na Capital, o lançamento também conta com abordagens educativas, apresentações lúdicas e exposições sobre as medidas de prevenção do Aedes aegypti. Em cruzamentos de ruas e avenidas de grande circulação, como as ruas Guilherme Rocha e Floriano Peixoto, também estão sendo realizadas blitz educativas.
Operação Inverno
Na Operação Inverno, que segue até fevereiro de 2022, além dos mutirões, diversas outras ações serão intensificadas, como as visitas domiciliares pelos Agentes de Endemias, inspeções em locais estratégicos e de grande fluxo de pessoas, além de levantamentos epidemiológicos. Cerca de 50 bairros serão contemplados, com visita a mais de 490 mil imóveis.
De janeiro a novembro deste ano, ocorreram mais de dois milhões de visitas domiciliares de combate a arboviroses. No LIRAa, dos 49.679 imóveis amostrados, foram identificados mais de oito mil focos do mosquito, o que corresponde a cerca de 1,1% dos locais visitados. Na Capital, cerca de 40% dos bairros se encontram em estado de alerta em relação aos focos de arboviroses.