A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta quarta-feira (16/12), às 10h, o Plano Local de Ação Climática (PLAC), que tem como objetivo estabelecer metas e estratégias para diminuição das emissões dos gases de efeito estufa. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade). O evento será aberto ao público e acontecerá de forma virtual, com a presença da titular da Seuma, Águeda Muniz, e do secretário executivo do ICLEI, Rodrigo Perpétuo.
O PLAC é fruto do Plano de Ações e Metas para Redução de Gases de Efeito Estufa de Fortaleza (GEE), elaborado em 2015 em parceria com o ICLEI, e tem como objetivo priorizar iniciativas para os setores de transporte e mobilidade urbana, resíduos, edificações sustentáveis e energia, com metas a serem atingidas.
Durante os anos de 2019 e 2020, ocorreram atualizações no Plano a partir de um trabalho conjunto entre a Seuma e o ICLEI, passando a se chamar Plano Local de Ação Climática (PLAC).
O PLAC de Fortaleza tem como base o cumprimento aos acordos internacionais para a sustentabilidade, em especial o Acordo de Paris, e reafirma o comprometimento da cidade no combate às emissões de GEE, aquecimento global e a adaptação climática na busca de uma cidade mais resiliente e inclusiva.
Acordo de Paris
O Acordo de Paris é um compromisso mundial sobre as alterações climáticas, aprovado em 13 de dezembro de 2015, cujo objetivo é reduzir o aquecimento global, visando limitar o aumento médio da temperatura global por meio de metas e orientações.