A transferência de dois ursos pardos do Ceará ao estado de São Paulo conta com apoio operacional da Prefeitura de Fortaleza. Kátia e Dimas, hoje rebatizados Mizar e Verru, viviam, respectivamente, há oito e 11 anos na cidade de Canindé sob os cuidados do zoológico mantido pelo Santuário Francisco das Chagas. Nesta quarta-feira (29/08), os animais foram trazidos a Fortaleza para embarcar com destino ao seu novo lar: o Rancho dos Gnomos, instalado na cidade de Joanópolis, microrregião de Bragança Paulista. O processo de mudança atende à determinação da 3ª Vara da Comarca de Canindé, solicitada pela Associação Brasileira dos Defensores dos Direitos e Bem Estar dos Animais.
A coordenadora Especial de Proteção e Bem-Estar Animal, Toinha Rocha, acompanhou a chegada dos ursos à Capital cearense. “De Fortaleza, Mizar embarcou para São Paulo às 2 horas desta quinta-feira. Verru irá decolar de hoje para amanhã. A transferência dos animais oferecerá a ambos maior dignidade. Eles viverão em um espaço de 1900 m², em um clima mais ameno. A Prefeitura de Fortaleza vem oferecendo o apoio operacional e institucional necessário, inclusive por meio da Guarda Municipal, que auxiliou o transporte das carretas ao quartel do Exército e ao aeroporto”, informou.
A Gestora destacou a importância da união de esforços em prol da garantia à dignidade animal. “A Prefeitura vem atuando por meio da Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal. Nessa perspectiva, precisamos ressaltar, também, o mérito da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), da LATAM, da Polícia Rodoviária Federal, do Exército, das ONGs Viva Bicho e Deixa Viver, além do apoio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que inclusive está fazendo um ano de atividades. É importante registrar, ainda, a nossa gratidão ao Santuário São Francisco, que acolheu os dois ursos quando estavam em situação de abandono e de maus tratos, advindos de práticas circenses”, acrescentou.
Novos nomes
Ainda de acordo com Toinha Rocha, a administração do Rancho dos Gnomos informou que os novos nomes, Verru e Mizar, significam, respectivamente, “força da superação” e o "brilho mais intenso da conselação Ursa Maior". “De acordo com a tradição do Rancho dos Gnomos, quando os animais são resgatados e entram na caixa, recebem um novo nome. Isso representa recomeço, deixar para trás tudo de ruim que lhes aconteceu”, finalizou.