Celebrando os 10 anos do projeto Bicicletar e um milhão de viagens realizadas em 2024, a Prefeitura de Fortaleza premiou, nesta quarta-feira (18/12), os usuários mais ativos do sistema com bicicletas, em um evento na Cidade da Criança. Além disso, duas bicicletas foram sorteadas entre os usuários (um homem e uma mulher) que utilizaram o serviço no último domingo (15/12), data em que o passe foi disponibilizado gratuitamente para marcar a primeira década do programa.
Para Antônio Ferreira da Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a premiação é um gesto simbólico que destaca a importância do modal cicloviário e das políticas públicas voltadas para bicicletas compartilhadas e ciclofaixas em Fortaleza.
“Esse serviço é totalmente gratuito e integrado ao sistema de transporte público da cidade. As estações de bicicletas estão estrategicamente posicionadas próximas a terminais de integração, estações de metrô e VLT, reforçando a conexão entre o modal cicloviário e o transporte público por ônibus. O objetivo é que cada vez mais pessoas utilizem a bicicleta como meio de transporte para trabalho, estudo e lazer. Essa é uma forma sustentável de deslocamento que, além de beneficiar a saúde de quem pedala, contribui para a preservação do meio ambiente ao reduzir a poluição na cidade”, destacou.
Priscila Diniz, coordenadora de Gestão Cicloviária da AMC, fez um balanço do programa ao longo desses 10 anos.
“O Bicicletar é uma política pública bem-sucedida. Nesse período, houve tanto a expansão do sistema quanto o crescimento da malha cicloviária. Isso resultou em mais ciclistas nas ruas e em uma mudança no perfil dos usuários. Hoje, vemos uma participação maior de mulheres no sistema. Elas se sentem mais seguras e confortáveis ao pedalar graças à localização estratégica das estações, sempre em locais bem iluminados e acessíveis”, celebrou.
Premiados
Márcio Anderson, o usuário mais assíduo de 2024, realizou 2.184 viagens com o Bicicletar. Ele utiliza o sistema principalmente para acompanhar sua filha, de 13 anos, no trajeto até a escola, que fica a 1,5 km de casa.
“Estou sempre acompanhando minha filha. Segurança vem em primeiro lugar. Como ela é nova e mulher, prefiro garantir que ela esteja bem no caminho até o ônibus. Com essa bicicleta, acho que posso até começar a trabalhar como entregador. É um começo pequeno, mas vai ajudar muito”, disse Márcio, atualmente desempregado.
Maria Imaculada de Freitas foi a mulher que mais utilizou o sistema em 2024, com 1.089 viagens. Ela compartilhou como o Bicicletar tem sido essencial para sua saúde mental.
“Os meus trajetos são mais para passeio. Gosto de sair cedo para tomar café na casa da minha mãe e, à tarde, pedalo por lugares como Benfica e Parquelândia. Desenvolvi uma crise de ansiedade, e pedalar tem sido meu maior alívio nos momentos difíceis. Apesar do trânsito caótico, pedalar me ajuda a deixar a mente mais leve. Tem sido um verdadeiro santo remédio.”
Já a pequena Sofia, de apenas três anos, destacou-se como a maior usuária do Mini-Bicicletar, com 75 viagens realizadas. Seu pai, Reginaldo Almeida, trabalha em um quiosque na Praça Mãe Rainha e contou como a filha adora pedalar enquanto ele trabalha.
“Olha, a gente usa a bicicleta mais para lazer. Minha filha sempre corre para pegar uma quando chegamos na praça. Agora, não é só ela que pedala, mas nós também começamos a usar direto. Ganhar uma bicicleta foi uma surpresa maravilhosa. Hoje em dia, muita gente não tem condições de comprar uma, então receber esse presente foi uma alegria enorme para mim e minhas duas filhas”, declarou Reginaldo.
Além deles, os estudantes João Pedro Sousa da Silva e Maria de Lourdes Rocha da Silva também foram premiados com bicicletas, após serem sorteados por utilizarem o sistema no domingo (15/12).
Sobre o Bicicletar
Graças aos investimentos do programa Pedala Mais, política cicloviária de Fortaleza, o Bicicletar passou por sua maior expansão e modernização em 2024. Foram instaladas 58 novas estações e modernizadas outras 114, além da inclusão de 100 bicicletas elétricas. O sistema agora conta com 252 estações, atendendo todas as 12 regionais da cidade – um marco alcançado em setembro.
De acordo com a AMC, 52% da população vive a menos de 500 metros de uma estação do sistema. Desde seu lançamento, o Bicicletar já viabilizou mais de 7,2 milhões de viagens, evitando a emissão de cerca de 2.960 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Como utilizar
O Bicicletar oferece passe gratuito para usuários do Bilhete Único e da Carteira de Estudante, permitindo viagens de até 60 minutos de segunda a sábado e 90 minutos aos domingos e feriados, com um intervalo mínimo de 15 minutos entre as viagens. Fora desse intervalo, é necessário adquirir um dos passes disponíveis.
Para acessar o sistema, basta se cadastrar no aplicativo do Bicicletar (disponível para Android e iOS) e reservar a bicicleta. Alternativamente, usuários podem liberar as bikes diretamente nas estações, aproximando o Bilhete Único ao leitor.