19 de July de 2023 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza prepara operação especial para apoiar o Fortal e o Halleluya 2023

Estrutura de trânsito, transporte e fiscalização da Prefeitura contribuirão para garantir o conforto e a tranquilidade do público nos dois tradicionais eventos que ocorrem em Fortaleza na mesma semana


fiscal da agefis
Durante a operação, os fiscais atuam para garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante

Dois importantes eventos para o calendário de Fortaleza, o religioso Halleluya e a micareta Fortal, animam a cidade esta semana. Na quarta-feira (19/07), começa o Halleluya, no dia seguinte (20/07), inicia o Fortal. As duas programações seguem até domingo (23/07). Contribuindo para que o público possa curtir os eventos com tranquilidade e conforto, a Prefeitura de Fortaleza organizou um planejamento especial de ordenamento, segurança, fiscalização, trânsito, transporte e proteção aos direitos de crianças e adolescentes.

A operação especial é realizada por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e das secretarias da Segurança Cidadã (Sesec), Executiva Regional 7, Executiva Regional 8 e de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Conheça o plano operacional da Prefeitura para os dois eventos

Halleluya

Transporte
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai garantir uma estrutura de transporte público coletivo adequado, seguro e compatível com a demanda de público estimada para o Halleluya. O festival contará com reforço de quatro carros reservas no Terminal Parangaba para realizar a ligação direta para o local do evento, a partir de 18 horas.

Além de acessar os ônibus reservas que começarão a reforçar a frota às 18 horas, a população poderá utilizar uma das 14 linhas do sistema regular que passam próximo ao Centro Espiritual Uirapuru (CEU), as linhas Corujões que passam no local ou ainda as que integram no Terminal Parangaba.

- Linhas que passam próximo ao local do evento

024 Antônio Bezerra / Lagoa / Unifor
041 Parangaba / Oliveira Paiva / Papicu
049 Siqueira/ Oliveira Paiva/ Washington Soares
309 Conj. Sumaré / Parangaba
311 Castelão / Parangaba
312 Dias Macedo / Parangaba
321 Jardim União / Parangaba
391 Passaré / Parangaba
603 Jardim União / Centro
605 Conj. José Walter / BR-116 / Av. I
606 Conj. José Walter / BR-116 / Av. N
633 Passaré / Centro
666 Jardim Castelão
680 José Walter / Papicu / Cidade Jardim

- Linhas Corujões que passam no local
034 Corujão Av. Paranjana I
035 Corujão Av. Paranjana II

- Linhas que integram no Terminal Parangaba

036 Corujão / Conj. Ceará / Papicu / Montese
048 Corujão Parangaba / Papicu
063 Corujão Bom Jardim
095 Corujão / Conj. Pref. José Walter

Ordenamento

As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela gestão municipal. Ao todo, a Secretaria Executiva Regional 8 disponibilizou 72 vagas para os vendedores interessados em comercializar durante o Festival Halleluya. As barracas dos comerciantes ficarão instaladas na Rua Antônio Ferreira, próximas ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em espaços definidos pela SER 8, conforme plano elaborado para o evento religioso.

Como medida de segurança, não será permitido o comércio de produtos em recipientes de vidro. Além disso, durante os dias de evento, equipes da Regional 8 estarão presentes para orientar e acompanhar o trabalho dos vendedores cadastrados e autorizados pela gestão municipal.

Operação de trânsito

A operação de trânsito terá início às 15 horas com a coibição de estacionamento irregular no entorno do evento e apoio à travessia de pedestres nas avenidas Alberto Craveiro e Dr. Silas Munguba. Dispositivos como cones serão utilizados para que os veículos reduzam a velocidade nas faixas de pedestres. Um efetivo diário de cerca de 80 agentes do órgão controlará o tráfego, garantindo o ir e vir dos participantes com mais segurança e agilidade.

Para otimizar a chegada ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e distribuir melhor o fluxo veicular, a orientação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) é que os veículos particulares acessem ao local pela Av. Alberto Craveiro e os coletivos fretados utilizem a Av. Dr. Silas Munguba.

Os pontos de bloqueio serão montados nos seguintes cruzamentos, a partir das 16 horas:
- Dr. Silas Munguba x Rua Antônio Ferreira
- Rua Antônio Ferreira x Rua Antônio Farias
- Dr. Silas Munguba x Rua Corumbá
- Rua Corumbá x Rua Antônio Farias.

Proteção aos direitos de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), realizará ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes, durante os dias dias de evento, de 17h às 21h.

Ao todo, 22 educadores sociais e técnicos realizarão abordagem social para identificar situações de violação de direitos que envolvam crianças e adolescentes, tais como: trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência. Os casos identificados serão encaminhados à rede socioassistencial de Fortaleza.

Fiscalização

Para o festival religioso, cerca de 160 agentes, entre fiscais de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares e motoristas, estarão distribuídos em equipes nos três turnos, nos cinco dias de evento. Durante a operação, os fiscais atuam para garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante, bem como a segurança alimentar do público presente e a coibição de condutas irregulares, promovendo a organização dos locais e entornos.

Prevenindo possíveis riscos à população, no que se refere à vigilância sanitária, desde o início de julho, a Agefis está certificando a qualidade dos alimentos que serão comercializados durante a celebração, verificando os laudos de potabilidade da água, o prazo de validade dos produtos, a higiene e conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, a temperatura de acondicionamento dos alimentos, além de vistoriar os serviços de saúde que estarão prestando apoio aos eventos.

Com relação ao controle urbano, o comércio ambulante será inspecionado a fim de verificar se os produtos correspondem ao que está descrito na autorização emitida pela Prefeitura de Fortaleza, além disso, será coibida a venda de objetos irregulares, como garrafas de vidro e cigarros eletrônicos.

Fortal

Transporte

A Etufor vai fornecer uma estrutura de transporte público coletivo adequado, seguro e compatível para atender a demanda do Fortal 2023. O evento contará com uma linha especial para facilitar o deslocamento dos foliões ao evento. Será ativada a linha especial 840 - Papicu/Cidade Fortal que fará a ligação direta entre o Terminal Papicu e a Cidade Fortal. Haverá ainda um reforço de dez carros reservas disponíveis para os terminais de acordo com a demanda.

O itinerário da linha especial 840 – Papicu / Cidade Fortal será:

Ida - Terminal Papicu, Rua Pereira Miranda, Av. Jangadeiros, Rua Eduardo Sabóia, Rua Valdetário Mota, Av. Santos Dumont, Rua Francisca Almeida de Souza, Av. Aldy Mentor.
Volta - Av. Aldy Mentor, Rua Zuca Acioli, Av. Santos Dumont, Av. Jangadeiros, Rua Lauro Nogueira, Terminal Papicu.

O planejamento de transporte realizado pela Etufor para o atendimento conta com 28 colaboradores de operação nos terminais e 80 agentes de fiscalização. O sistema de transporte coletivo permite, por meio da integração física e tarifária, uma boa mobilidade.

- Linhas Corujões que atendem no horário das 00h às 04h e integram no Terminal do Papicu

034 Corujão/Av. Paranjana I
035 Corujão/Av. Paranjana II
036 Corujão/Conjunto Ceará/Montese
048 Corujão/Parangaba/Papicu
055 Corujão / Grande Circular I
056 Corujão / Grande Circular II

Topbus+

Com a finalidade de facilitar o acesso dos foliões ao Fortal, o TopBus+ adotou uma operação com horários estendidos até 2h da madrugada, a partir desta quinta-feira (20/07). Durante os quatro dias de evento, o serviço vai funcionar com um quadro de horários especiais, além de contar com uma frota ampliada para atender à demanda. Confira disponibilidade no aplicativo TopBus+.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará em apoio ao Fortal, com o efetivo de 320 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, bicicletas, a pé e em motocicletas. O esquema de segurança contará com câmeras monitoradas, em tempo real, pela Central de Operações Integradas (COI-BM), sendo 144 somente na área da Beira Mar, e 1044 integradas com órgãos do Município e do Estado.

A GMF também apoiará as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e reforçará seu efetivo no terminal de integração de ônibus do Papicu.

Ordenamento

A Secretaria Executiva Regional 7 realizou, no início deste mês, o cadastramento dos comerciantes interessados em trabalhar no Fortal 2023. Ao todo, 80 vendedores, sendo 70 destinadas aos inscritos em geral e 10 para pessoas com deficiência receberam os termos de permissão para atuação na área. Todos os ambulantes sorteados receberam orientações sobre o manuseio correto dos alimentos pela Vigilância Sanitária e instruções relacionadas à segurança pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Operação de trânsito

De quinta-feira a domingo (20 a 23/07), a Prefeitura de Fortaleza realiza operações especiais de trânsito e transporte para garantir um acesso seguro dos foliões ao Fortal 2023. O evento, que está completando 30 anos, reunirá grandes nomes do axé music, forró e sertanejo.

Para facilitar a chegada do público, a operação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) será iniciada a partir de 16 horas com o monitoramento de tráfego e coibição de estacionamento irregular na Av. Aldy Mentor e nas principais rotas da Cidade Fortal. Um efetivo diário composto por 100 agentes e orientadores atuará em conjunto para otimizar o deslocamento.

A orientação do órgão é que os condutores deixem seus veículos no estacionamento privado disponível no local do evento, não dirijam sob efeito de álcool, respeitem a travessia dos pedestres e jamais excedam os limites de velocidade.

Fiscalização

Na 30ª edição da folia, a Agefis contará com 270 agentes, entre fiscais Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares e motoristas, nos quatro dias do evento.

Durante a operação, os fiscais atuam para garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante, bem como a segurança alimentar do público presente e a coibição de condutas irregulares, promovendo a organização dos locais e entornos.

Prevenindo possíveis riscos à população, no que se refere à vigilância sanitária, desde o início de julho, a Agefis está certificando a qualidade dos alimentos que serão comercializados durante a festa, verificando os laudos de potabilidade da água, o prazo de validade dos produtos, a higiene e conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, a temperatura de acondicionamento dos alimentos, além de vistoriar os serviços de saúde que estarão prestando apoio aos eventos.

Com relação ao controle urbano, o comércio ambulante será inspecionado a fim de verificar se os produtos correspondem ao que está descrito na autorização emitida pela Prefeitura de Fortaleza, além disso, será coibida a venda de objetos irregulares, como garrafas de vidro e cigarros eletrônicos.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará nos cinco dias do Festival Halleluya com o efetivo de 144 guardas municipais realizando apoio as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Prefeitura de Fortaleza prepara operação especial para apoiar o Fortal e o Halleluya 2023

Estrutura de trânsito, transporte e fiscalização da Prefeitura contribuirão para garantir o conforto e a tranquilidade do público nos dois tradicionais eventos que ocorrem em Fortaleza na mesma semana

fiscal da agefis
Durante a operação, os fiscais atuam para garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante

Dois importantes eventos para o calendário de Fortaleza, o religioso Halleluya e a micareta Fortal, animam a cidade esta semana. Na quarta-feira (19/07), começa o Halleluya, no dia seguinte (20/07), inicia o Fortal. As duas programações seguem até domingo (23/07). Contribuindo para que o público possa curtir os eventos com tranquilidade e conforto, a Prefeitura de Fortaleza organizou um planejamento especial de ordenamento, segurança, fiscalização, trânsito, transporte e proteção aos direitos de crianças e adolescentes.

A operação especial é realizada por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e das secretarias da Segurança Cidadã (Sesec), Executiva Regional 7, Executiva Regional 8 e de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Conheça o plano operacional da Prefeitura para os dois eventos

Halleluya

Transporte
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai garantir uma estrutura de transporte público coletivo adequado, seguro e compatível com a demanda de público estimada para o Halleluya. O festival contará com reforço de quatro carros reservas no Terminal Parangaba para realizar a ligação direta para o local do evento, a partir de 18 horas.

Além de acessar os ônibus reservas que começarão a reforçar a frota às 18 horas, a população poderá utilizar uma das 14 linhas do sistema regular que passam próximo ao Centro Espiritual Uirapuru (CEU), as linhas Corujões que passam no local ou ainda as que integram no Terminal Parangaba.

- Linhas que passam próximo ao local do evento

024 Antônio Bezerra / Lagoa / Unifor
041 Parangaba / Oliveira Paiva / Papicu
049 Siqueira/ Oliveira Paiva/ Washington Soares
309 Conj. Sumaré / Parangaba
311 Castelão / Parangaba
312 Dias Macedo / Parangaba
321 Jardim União / Parangaba
391 Passaré / Parangaba
603 Jardim União / Centro
605 Conj. José Walter / BR-116 / Av. I
606 Conj. José Walter / BR-116 / Av. N
633 Passaré / Centro
666 Jardim Castelão
680 José Walter / Papicu / Cidade Jardim

- Linhas Corujões que passam no local
034 Corujão Av. Paranjana I
035 Corujão Av. Paranjana II

- Linhas que integram no Terminal Parangaba

036 Corujão / Conj. Ceará / Papicu / Montese
048 Corujão Parangaba / Papicu
063 Corujão Bom Jardim
095 Corujão / Conj. Pref. José Walter

Ordenamento

As vendas de alimentos e bebidas serão feitas por ambulantes cadastrados pela gestão municipal. Ao todo, a Secretaria Executiva Regional 8 disponibilizou 72 vagas para os vendedores interessados em comercializar durante o Festival Halleluya. As barracas dos comerciantes ficarão instaladas na Rua Antônio Ferreira, próximas ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em espaços definidos pela SER 8, conforme plano elaborado para o evento religioso.

Como medida de segurança, não será permitido o comércio de produtos em recipientes de vidro. Além disso, durante os dias de evento, equipes da Regional 8 estarão presentes para orientar e acompanhar o trabalho dos vendedores cadastrados e autorizados pela gestão municipal.

Operação de trânsito

A operação de trânsito terá início às 15 horas com a coibição de estacionamento irregular no entorno do evento e apoio à travessia de pedestres nas avenidas Alberto Craveiro e Dr. Silas Munguba. Dispositivos como cones serão utilizados para que os veículos reduzam a velocidade nas faixas de pedestres. Um efetivo diário de cerca de 80 agentes do órgão controlará o tráfego, garantindo o ir e vir dos participantes com mais segurança e agilidade.

Para otimizar a chegada ao Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) e distribuir melhor o fluxo veicular, a orientação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) é que os veículos particulares acessem ao local pela Av. Alberto Craveiro e os coletivos fretados utilizem a Av. Dr. Silas Munguba.

Os pontos de bloqueio serão montados nos seguintes cruzamentos, a partir das 16 horas:
- Dr. Silas Munguba x Rua Antônio Ferreira
- Rua Antônio Ferreira x Rua Antônio Farias
- Dr. Silas Munguba x Rua Corumbá
- Rua Corumbá x Rua Antônio Farias.

Proteção aos direitos de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), realizará ação protetiva para acompanhar possíveis casos de violação de direitos praticados contra crianças e adolescentes, durante os dias dias de evento, de 17h às 21h.

Ao todo, 22 educadores sociais e técnicos realizarão abordagem social para identificar situações de violação de direitos que envolvam crianças e adolescentes, tais como: trabalho infantil (que inclui mendicância, comércio e exploração sexual), situações de negligência (crianças que ficam sozinhas no local, por exemplo) e violência. Os casos identificados serão encaminhados à rede socioassistencial de Fortaleza.

Fiscalização

Para o festival religioso, cerca de 160 agentes, entre fiscais de Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares e motoristas, estarão distribuídos em equipes nos três turnos, nos cinco dias de evento. Durante a operação, os fiscais atuam para garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante, bem como a segurança alimentar do público presente e a coibição de condutas irregulares, promovendo a organização dos locais e entornos.

Prevenindo possíveis riscos à população, no que se refere à vigilância sanitária, desde o início de julho, a Agefis está certificando a qualidade dos alimentos que serão comercializados durante a celebração, verificando os laudos de potabilidade da água, o prazo de validade dos produtos, a higiene e conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, a temperatura de acondicionamento dos alimentos, além de vistoriar os serviços de saúde que estarão prestando apoio aos eventos.

Com relação ao controle urbano, o comércio ambulante será inspecionado a fim de verificar se os produtos correspondem ao que está descrito na autorização emitida pela Prefeitura de Fortaleza, além disso, será coibida a venda de objetos irregulares, como garrafas de vidro e cigarros eletrônicos.

Fortal

Transporte

A Etufor vai fornecer uma estrutura de transporte público coletivo adequado, seguro e compatível para atender a demanda do Fortal 2023. O evento contará com uma linha especial para facilitar o deslocamento dos foliões ao evento. Será ativada a linha especial 840 - Papicu/Cidade Fortal que fará a ligação direta entre o Terminal Papicu e a Cidade Fortal. Haverá ainda um reforço de dez carros reservas disponíveis para os terminais de acordo com a demanda.

O itinerário da linha especial 840 – Papicu / Cidade Fortal será:

Ida - Terminal Papicu, Rua Pereira Miranda, Av. Jangadeiros, Rua Eduardo Sabóia, Rua Valdetário Mota, Av. Santos Dumont, Rua Francisca Almeida de Souza, Av. Aldy Mentor.
Volta - Av. Aldy Mentor, Rua Zuca Acioli, Av. Santos Dumont, Av. Jangadeiros, Rua Lauro Nogueira, Terminal Papicu.

O planejamento de transporte realizado pela Etufor para o atendimento conta com 28 colaboradores de operação nos terminais e 80 agentes de fiscalização. O sistema de transporte coletivo permite, por meio da integração física e tarifária, uma boa mobilidade.

- Linhas Corujões que atendem no horário das 00h às 04h e integram no Terminal do Papicu

034 Corujão/Av. Paranjana I
035 Corujão/Av. Paranjana II
036 Corujão/Conjunto Ceará/Montese
048 Corujão/Parangaba/Papicu
055 Corujão / Grande Circular I
056 Corujão / Grande Circular II

Topbus+

Com a finalidade de facilitar o acesso dos foliões ao Fortal, o TopBus+ adotou uma operação com horários estendidos até 2h da madrugada, a partir desta quinta-feira (20/07). Durante os quatro dias de evento, o serviço vai funcionar com um quadro de horários especiais, além de contar com uma frota ampliada para atender à demanda. Confira disponibilidade no aplicativo TopBus+.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará em apoio ao Fortal, com o efetivo de 320 guardas municipais, realizando patrulhamento por meio de viaturas, bicicletas, a pé e em motocicletas. O esquema de segurança contará com câmeras monitoradas, em tempo real, pela Central de Operações Integradas (COI-BM), sendo 144 somente na área da Beira Mar, e 1044 integradas com órgãos do Município e do Estado.

A GMF também apoiará as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e reforçará seu efetivo no terminal de integração de ônibus do Papicu.

Ordenamento

A Secretaria Executiva Regional 7 realizou, no início deste mês, o cadastramento dos comerciantes interessados em trabalhar no Fortal 2023. Ao todo, 80 vendedores, sendo 70 destinadas aos inscritos em geral e 10 para pessoas com deficiência receberam os termos de permissão para atuação na área. Todos os ambulantes sorteados receberam orientações sobre o manuseio correto dos alimentos pela Vigilância Sanitária e instruções relacionadas à segurança pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE).

Operação de trânsito

De quinta-feira a domingo (20 a 23/07), a Prefeitura de Fortaleza realiza operações especiais de trânsito e transporte para garantir um acesso seguro dos foliões ao Fortal 2023. O evento, que está completando 30 anos, reunirá grandes nomes do axé music, forró e sertanejo.

Para facilitar a chegada do público, a operação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) será iniciada a partir de 16 horas com o monitoramento de tráfego e coibição de estacionamento irregular na Av. Aldy Mentor e nas principais rotas da Cidade Fortal. Um efetivo diário composto por 100 agentes e orientadores atuará em conjunto para otimizar o deslocamento.

A orientação do órgão é que os condutores deixem seus veículos no estacionamento privado disponível no local do evento, não dirijam sob efeito de álcool, respeitem a travessia dos pedestres e jamais excedam os limites de velocidade.

Fiscalização

Na 30ª edição da folia, a Agefis contará com 270 agentes, entre fiscais Atividades Urbanas e Vigilância Sanitária, auxiliares e motoristas, nos quatro dias do evento.

Durante a operação, os fiscais atuam para garantir o controle do ordenamento do comércio ambulante, bem como a segurança alimentar do público presente e a coibição de condutas irregulares, promovendo a organização dos locais e entornos.

Prevenindo possíveis riscos à população, no que se refere à vigilância sanitária, desde o início de julho, a Agefis está certificando a qualidade dos alimentos que serão comercializados durante a festa, verificando os laudos de potabilidade da água, o prazo de validade dos produtos, a higiene e conservação dos equipamentos e das estruturas físicas, a temperatura de acondicionamento dos alimentos, além de vistoriar os serviços de saúde que estarão prestando apoio aos eventos.

Com relação ao controle urbano, o comércio ambulante será inspecionado a fim de verificar se os produtos correspondem ao que está descrito na autorização emitida pela Prefeitura de Fortaleza, além disso, será coibida a venda de objetos irregulares, como garrafas de vidro e cigarros eletrônicos.

Segurança

A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), por meio da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), atuará nos cinco dias do Festival Halleluya com o efetivo de 144 guardas municipais realizando apoio as ações da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).