A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, equipamento vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), promove na próxima segunda-feira (21/03) um encontro entre ativistas em alusão ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.
A partir das 16 horas, no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro), líderes dos movimentos negros de diversos partidos políticos estarão debatendo sobre quais foram e/ou quais são as contribuições do partido para a eliminação da discriminação racial, além de projetos e/ou propostas para a ascensão do negro nas esferas de poder.
Entre os convidados estão Ivaldo Paixão, presidente nacional do Movimento Negro do PDT; Eron Narciso, presidente do MDB Afro Ceará; José Maria da Silva, secretário da Negritude Socialista Brasileira; Pérola de Yoá, secretária de Igualdade Racial do Cidadania; e Eudes Xavier, secretário estadual de Combate ao Racismo do PT Ceará.
"É preciso que juntos combatamos toda forma de discriminação. O racismo, responsável pela violência e o genocídio do povo negro, principalmente os jovens e pobres, precisa ser superado", aponta o titular da SDHDS, Ilario Marques.
Para o coordenador da Igualdade Racial de Fortaleza, Sérgio Granja, esse momento de discussão com os partidos políticos é de suma importância para debater soluções e ideias que eles têm para a problemática do racismo. “Somos uma das principais capitais do País que ainda tem altos índices de mortalidade da população negra, com destaque para a juventude. Temos que debater o fim do racismo e a promoção da inclusão no povo negro nos espaços de poder. Por isso, queremos saber o que os partidos pensam sobre esses assuntos, quais ações estão sendo desenvolvidas”, disse.
Crime
A discriminação racial é crime, previsto no Código Penal, e deve ser sempre denunciada. Na SDHDS, as denúncias podem ser feitas por meio do canal municipal do Disque Direitos Humanos, pelo número 0800 285 0880, ou pelo Disque 100. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. A ligação é gratuita, anônima e sigilosa.
A SDHDS conta ainda com a Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que trabalha para a proteção dos direitos de indivíduos das pessoas negras e de comunidades tradicionais afetados pelo racismo, preconceito, discriminação e demais formas de intolerância. É responsável por articular, promover e acompanhar a execução de diversos programas de cooperação com organismos públicos e privados, municipais, estaduais, nacionais e internacionais.
Dia de luta
O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em memória ao fato que ficou conhecido como Massacre de Shaperville, ocorrido em Joanesburgo, África do Sul. No dia 21 de março de 1960, cerca de 20 mil negros, em sua maioria jovens estudantes, protestavam, em uma passeata pacífica, contra a "Lei do Passe".
No Brasil, a data marca também a criação da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e da promulgação da Lei 10.639/2003, que institui o ensino da cultura e da história da África na grade curricular das escolas.
Serviço
Encontro entre líderes partidários pelo Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
Data: 21/03 (segunda-feira)
Horário: 16h
Local: Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4, Centro)