A Rua José Torres, no bairro Granja Lisboa, recebe nesta sexta-feira (30/06) o 23º mutirão de ações coordenadas e integradas de zeladoria e manutenção de equipamentos, educação ambiental e saúde da Prefeitura de Fortaleza. Com essa iniciativa, semanalmente, a gestão municipal intensifica, em determinadas vias da Capital, as intervenções já executadas em toda a cidade, como limpeza, recuperação da malha viária e arborização.
O mutirão começa a partir das 7h30 e abrangerá uma extensão de aproximadamente 750 metros, entre as ruas Coronel Fabriciano e Emílio de Menezes. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e conta com a participação de equipes da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Para a realização dos serviços de zeladoria, será mobilizado um efetivo de 15 trabalhadores, com apoio de uma caçamba, que farão a varrição, capina e pintura de meio-fio. Também serão intensificadas as ações de tapa-buraco que já vêm sendo executadas na via desde o último dia 22 de junho. Para o mutirão, sete profissionais atuarão nas intervenções na malha viária, com apoio de uma caçamba e um rolo compactador.
Ações de arborização também são contempladas durante o mutirão. Para isso, a UrbFor disponibilizará 25 técnicos e cinco veículos para executar podas e supressões em árvores previamente mapeadas. A Autarquia também fará plantio ao longo da via e distribuirá 150 mudas de espécies de plantas ornamentais e medicinais.
Além disso, nove agentes de combate a endemias visitarão residências e estabelecimentos para orientar a população a respeito de como combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya. O mutirão abrange, ainda, o controle de trânsito executado por agentes e orientadores de tráfego da AMC, bem como manutenção nos postes de iluminação pública, por intermédio de uma equipe da SCSP.
Mutirões anteriores
A primeira edição aconteceu na Av. Coronel Carvalho, saindo do bairro Vila Velha. Em seguida, os serviços foram executados na Av. Domingos Olímpio, a partir do bairro Farias Brito; na Av. General Osório de Paiva, começando no bairro Canindezinho; nas avenidas Aguanambi e Dom Manuel, saindo do bairro de Fátima; e na Av. Padre Antônio Tomás, iniciando no bairro Cocó.
Em março, o mutirão foi para a Avenida Borges de Melo, partindo do bairro Jardim América; a Av. Doutor Theberge, saindo do bairro Cristo Redentor; a Av. Santos Dumont, entre a Av. Dioguinho e a Rua Tibúrcio Cavalcante; bem como a Av. General Murilo Borges e a Rua Capitão Aragão, entre os bairros Alto da Balança e Salinas.
No mês de abril, foi a vez da Avenida dos Expedicionários, entre as avenidas Treze de Maio e Lauro Vieira Chaves; da Av. Pompílio Gomes, entre as avenidas Jornalista Tomaz Coelho e Deputado Paulino Rocha; da Av. Presidente Castelo Branco, entre a Areninha do Pirambu e o Cuca Barra; das avenidas Senador Virgílio Távora e Pontes Vieira; e das avenidas Heráclito Graça e Júlio Ventura.
Em maio, o mutirão passou pelas avenidas José Bastos e Américo Barreiro, entre o viaduto Deputado Edson Queiroz Filho e o terminal da Lagoa. Depois, a ação ocorreu na Avenida Godofredo Maciel, a partir da Rua Eduardo Perdigão, no bairro Parangaba. Na sequência, os mutirões aconteceram em toda a extensão da Avenida Humberto Monte, assim como nas ruas Maria Júlia e Raimundo Pinheiro, no Grande Bom Jardim.
Neste mês de junho, o 19º mutirão aconteceu no calçadão do Vila do Mar, na Rua Dr. José Roberto Sales, de maneira simultânea ao projeto itinerante Meu Bairro, Nossa Câmara, iniciativa da Câmara Municipal de Fortaleza. O 20º mutirão foi realizado na Avenida Miguel Aragão, no bairro Aracapé. Já a 21ª edição foi até à Rua Manuel Galdino, no bairro Granja Lisboa. E o último aconteceu na Rua Santa Lúcia, no bairro Coaçu.