A Prefeitura de Fortaleza iniciou, nesta terça-feira (08/05), o BootCamp IBM Watson com objetivo de promover o uso da tecnologia de Computação Cognitiva entre os diversos órgão da gestão, oportunizando o desenvolvimento de projetos pilotos de tecnologia artificial como forma de trazer benefícios diretos à população. O evento prossegue até segunda-feira (14/05), na Universidade de Fortaleza (Unifor).
“Este é um momento especial, pois trazemos essa inovação para a gestão pública. A computação cognitiva já é uma realidade no nosso dia a dia. Hoje, já está nos bancos, farmácias, nos consultórios médicos, de modo que não é mais uma peça de ficção. Fortaleza dá mais um salto à frente, na condição de uma cidade inovadora, que busca ser uma cidade inteligente, melhorando a qualidade de serviço prestado e beneficiando os nossos cidadãos”, afirmou Cláudio Ricardo, presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova).
Divido em três momentos, este primeiro dia do evento contará com atividades de esclarecimento sobre a tecnologia Watson, demonstrando possibilidades e cenários de usos aos gestores, seguido pelo processo de identificação, viabilidade e uso dela dentro da esfera municipal, finalizado com escolha de projetos a serem tocados de forma técnica pelos envolvidos.
Entre esta quarta (09/05) e segunda-feira (14/05), uma equipe de especialistas da IBM, bolsistas da Unifor e o corpo técnico da Prefeitura estarão desenvolvendo protótipos das ideias selecionadas, com objetivo de fomentar conhecimento suficiente para que os projetos possam ser aplicados na realidade.
Eduardo Passo, gerente de Projetos da IBM, compartilhou um pouco mais sobre a nova tecnologia. “O IBM Watson é um sistema de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Ele se assemelha ao ser humano para a resolução de algumas tarefas. Ele pode ajudar na tomada de decisões, em trazer algumas respostas para perguntas. A ideia é trazer a máquina para mais próximo do ser humano, para auxiliar em tarefas do dia a dia”, disse.
A novidade já é utilizada em diversos campos como a saúde, em áreas como oncologia, genoma, triagens hospitalares, e aplicações do dia a dia, como suporte de call-centers, atendimento jurídico, reconhecimento de imagem, gestão de serviços, entre outros.
Sobre a importância da iniciativa, Samuel Dias, secretário de Governo do Município, contou os esforços realizados pela gestão para impactar de forma positiva e definitiva a vida daqueles que habitam na capital. “A gestão Roberto Cláudio pretende deixar uma marca, realizando políticas públicas inovadoras, sendo ela fundamental para mantermos e melhorarmos os serviços dentro de um cenário de crise que vivenciamos nos últimos tempos. Essa tecnologia pode vir a contribuir muito nesse sentido”, completou.
Uma das pastas que já utilizam de diversas tecnologias a seu favor, como no uso aplicativos e tecnologias de mobilidade, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) pode ter ganhos com a tecnologia. “À medida que podemos usar ferramentas de inteligência artificial que se baseiam em uma imensa quantidade de dados, acabamos tendo uma ajuda muito forte em priorizar e alocar os recursos. Poderíamos usá-la, por exemplo, na área da limpeza urbana, identificando os pontos de lixo antes de virarem lixões. Na recomposição da sinalização horizontal de trânsito, entre outros”, declarou o secretário executivo da pasta, Luiz Alberto Sabóia.
Outros gestores da Prefeitura também participam da atividade como os da Educação, Saúde, Regionais, Segurança Cidadã, entre outros, como forma de conhecer e buscar aplicabilidade dessa modalidade tecnológica.
A atividade é promovida pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), em parceria com a Unifor e especialistas da IBM.
Tecnologia Watson
A tecnologia Watson é um sistema de programação cognitiva que permite a criação dos mais diversos tipos de programa, que contam com inteligência artificial para trazer soluções ao dia a dia das pessoas. Ela permite, por exemplo, entender emoções, interpretar textos e imagens, dar respostas (como em chatbots), ouvir sons e assim por diante.