20 de julho de 2021 em Mobilidade

Agentes da AMC darão suporte operacional à intervenção

A partir desta quarta-feira (21/07), a Prefeitura de Fortaleza começa a implantar a readequação da velocidade em dois importantes corredores do bairro Parquelândia: Bezerra de Menezes e Jovita Feitosa. O objetivo é reduzir acidentes com alto índice de severidade.

Planejada pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a sinalização de 50 km/h deve ser concluída até o final deste mês.

Na Av. Bezerra de Menezes, o trecho contemplado com a medida será entre as avenidas Humberto Monte e Pe. Ibiapina. Já na Av. Jovita Feitosa, vai desde a Av. José Jatahy até a Rua Viriato Ribeiro.

Entre 2015 e 2020, 24 pessoas perderam a vida na Av. Bezerra de Menezes. Foram registrados 885 sinistros no geral, sendo 86 atropelamentos. Por dia costumam trafegar na via cerca de 54 mil veículos.

Considerando o mesmo período, o órgão contabilizou na Av. Jovita Feitosa 495 sinistros. Destes, 23 eram atropelamentos. Houve cinco óbitos. O fluxo veicular diário é composto por 49 mil veículos.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a readequação da velocidade de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver. Conforme a instituição, a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, dificultando a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas.

Ação educativa

Para comunicar a mudança da velocidade aos condutores e pedestres, a Gerência de Educação da AMC realizará ações educativas nesta quarta-feira (21/07), entre 7h e 10h, na Av. Bezerra de Menezes, em frente ao North Shopping. Durante a tarde, agentes e educadores do órgão farão a mobilização no cruzamento da Av. Jovita Feitosa com Av. José Jatahy.

A exemplo de outras vias que já operam com 50 km/h, os motoristas terão até seis meses para se adaptarem à alteração. A previsão é que sejam autuados somente após esse período.

Agentes da AMC darão suporte operacional à intervenção

Ação educativa