A avenida Humberto Monte recebe, nesta sexta-feira (19/05), a partir das 7h30, o 17º mutirão de ações coordenadas e integradas de zeladoria e manutenção de equipamentos da Prefeitura de Fortaleza. O conjunto de ações será realizado em toda a extensão da via e beneficiará os bairros Parquelândia, Rodolfo Teófilo e Amadeu Furtado, na Regional 3, bem como os bairros Bela Vista e Pici, na Regional 11. A iniciativa faz parte do plano integrado de medidas preventivas para minimizar os impactos da quadra chuvosa na Capital.
Coordenado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), o mutirão conta com a participação de equipes da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Com mais de 130 trabalhadores envolvidos, os serviços do mutirão serão realizados ao longo de toda a avenida, percorrendo, aproximadamente, 2,5 km de extensão.
Os serviços de zeladoria, como capina e varrição, serão realizados por uma equipe de 30 trabalhadores e dois caminhões-caçamba. Outras nove pessoas ficarão responsáveis pelas intervenções na malha viária, executando serviços de tapa-buraco asfáltico, retirada de fuga da galeria de águas pluviais, com apoio de um caminhão-caçamba e um rolo compactador.
Também será realizado o plantio de 37 mudas, além de serviços de supressões e podas. As ações foram mapeadas por técnicos da UrbFor, que disponibilizará um efetivo de 50 trabalhadores e dez veículos. A Autarquia fará, ainda, a distribuição de 150 mudas de espécies de plantas ornamentais e medicinais.
A SCSP fará a manutenção nos pontos de iluminação pública com um grupo de cinco funcionários, auxiliados por dois veículos. Já o controle de trânsito durante as intervenções nas vias será feito pela AMC, por intermédio de 12 agentes e quatro viaturas.
As residências e estabelecimentos comerciais ainda receberão a visita de 30 agentes de combate a endemias com orientações sobre como evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e de métodos para prevenir a leptospirose.
Locais das edições anteriores
O primeiro mutirão foi realizado na Av. Coronel Carvalho, saindo do bairro Vila Velha. As edições seguintes aconteceram na Av. Domingos Olímpio, a partir do bairro Farias Brito; na Av. General Osório de Paiva, começando no bairro Canindezinho; nas avenidas Aguanambi e Dom Manuel, saindo do bairro de Fátima; e na Av. Padre Antônio Tomás, iniciando no bairro Cocó.
No mês de março, o mutirão foi até a Avenida Borges de Melo, partindo do bairro Jardim América; a Av. Doutor Theberge, saindo do bairro Cristo Redentor; a Av. Santos Dumont, entre a Av. Dioguinho e a Rua Tibúrcio Cavalcante; e a Av. General Murilo Borges e a Rua Capitão Aragão, entre os bairros Alto da Balança e Salinas.
Em abril, os serviços passaram pela Avenida dos Expedicionários, entre o trecho da Avenida 13 de Maio, próximo ao 23º Batalhão de Caçadores, até o trecho da Avenida Lauro Vieira Chaves; pela Av. Pompílio Gomes, entre a Av. Jornalista Tomaz Coelho e Av. Dep. Paulino Rocha; pela Av. Presidente Castelo Branco, entre a Areninha do Pirambu e o Cuca Barra; pela Av. Senador Virgílio Távora e Av. Pontes Vieira; e pela Av. Heráclito Graça e Av. Júlio Ventura.
Em maio, o primeiro mutirão foi realizado nas avenidas José Bastos e Américo Barreiro, no trecho entre o viaduto Deputado Edson Queiroz Filho e o terminal da Lagoa. O último mutirão foi realizado na Avenida Godofredo Maciel, a partir da Rua Eduardo Perdigão, no bairro Parangaba.