A 5ª edição da Semana Municipal sobre Drogas está movimentando a cidade de Fortaleza entre os dias 26 e 30 de junho, com ações de cuidado, prevenção ao uso de drogas e promoção à vida. Iniciativa da Prefeitura de Fortaleza e execução da Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), o evento chega ao seu quarto dia nesta quinta-feira (29/06) com atividades nos bairros Papicu e Jangurussu.
Pela manhã, das 7h às 9h, a atuação se concentra no Terminal do Papicu com atividades de redução de danos, no qual a equipe multidisciplinar da CPDrogas estará orientando a população sobre os malefícios do uso indevido de substâncias psicoativas. Além disso, haverá entrega de insumos e distribuição de informativos com informações sobre a rede de atenção que o município oferta para as pessoas que estão envolvidas com o uso de drogas.
Já no período da tarde, a intervenção continua no Cuca Jangurussu, das 13h30 às 15h30, com o projeto #ReconstruindoSonhos que, de forma lúdica, dialógica e artística, atua por meio de oficinas de dobraduras, rosas e arteterapia com crianças e adolescentes, fortalecendo os fatores de proteção ao uso de drogas, minimizando assim, os fatores de risco no território.
Para a coordenadora adjunta da pasta, Patrícia Studart, o propósito dessas ações vai muito além da prevenção, trabalhando também o conceito singular da CPDrogas de acreditar na valorização do ser humano e da vida. “Envolver a sociedade com essa temática é de muita relevância, somar forças para lutar contra essa problemática, por meio de intervenções que promovam o fortalecimento de fatores de proteção, melhorando a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos em diversas esferas sociais”, afirma.