A Prefeitura de Fortaleza realizou, no último sábado (12/11), a eleição para escolha dos membros da sociedade civil que irão compor o Conselho Gestor Comunitário da Areninha Beira-Rio. O órgão, formado por 12 pessoas, terá como conselheiros seis moradores da área, escolhidos pela população por meio do voto, e seis representantes do Estado, indicados pelo Poder Público.
Foram eleitos como representantes da comunidade José Colombo e Carlos Lima, Crismario Lacerda e Francisco Cardoso, Antonio Bezerra e Alexsandro dos Santos, Edson de Carvalho e Andressa de Carvalho, Elias Alcântara e Eraclio Nunes Filho, Otávio dos Santos Neto e Francisco Brandão. Os membros devem auxiliar a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel) a administrar coletivamente a área de lazer presente na Areninha Beira-Rio.
Morador do Morro Santiago há 25 anos, José Colombo relembra como era o campo antes da urbanização realizada pela atual gestão municipal. "Antes as crianças viviam pegando doença na areia suja do campo. Eu me inscrevi para ser conselheiro, porque a gente tem que dá continuidade para esse projeto e ajudar a manter essa Areninha junto com a Prefeitura. Nós estamos aqui para ajudar", afirma.
A solenidade de posse dos membros do Conselho será realizada nesta quarta-feira (16/11), no próprio equipamento esportivo, a partir das 19h, e contará com a participação do titular da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), Márcio Lopes.
Saiba mais
A Prefeitura de Fortaleza inaugurou a Areninha Beira-Rio no dia 30 de setembro de 2016. Com investimento de R$450 mil, o antigo campo de areia da Barra do Ceará, ganhou grama sintética, iluminação branca, parquinho infantil e equipamentos de ginástica. Vestiários e depósito para materiais esportivos foram reformados para receber os jogadores da comunidade.
A nova Areninha também recebeu um núcleo esportivo da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel), com aulas gratuitas de futebol para crianças, jovens e adolescentes. Durante as atividades do projeto Atleta Cidadão, um profissional de educação física busca utilizar o esporte como ferramenta de inclusão social e construção da cidadania.