
Com o mutirão de limpeza em Fortaleza, a Prefeitura realizou a desobstrução de 4.300 bocas de lobo no primeiro trimestre deste ano, reforçando o trabalho intenso de limpeza e zeladoria pela cidade como prioridade da gestão do prefeito Evandro Leitão. O número representa um aumento de 152,64% no serviço, se comparado ao mesmo período do ano passado, quando o trabalho foi concluído em 1.702 bocas de lobo.
A limpeza dessas estruturas, que são conectadas à rede de drenagem urbana, é fundamental para permitir o escoamento das águas pluviais e evitar alagamentos nas vias públicas. O papel da população ao descartar corretamente os resíduos sólidos, evitando que materiais impróprios vão parar nas bocas de lobo, também é essencial para garantir a manutenção da cidade e evitar riscos.
Os serviços de limpeza e zeladoria são coordenados pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e incluem capina e varrição nas ruas, limpeza de canais e outros recursos hídricos, além das coletas diárias de resíduos sólidos pela cidade. De janeiro até o momento, mais de 80 vias receberam ações de limpeza e zeladoria, 136 canais foram limpos, além de 11 lagoas.
O balanço do primeiro trimestre do ano mostra que a Prefeitura de Fortaleza recolheu 165.737,47 toneladas de resíduos sólidos com a coleta domiciliar, feita porta a porta. Enquanto 197.306,76 toneladas de resíduos foram retirados das ruas, de pontos de descarte irregular. Nos Ecopontos, foram recebidas mais de 16 mil toneladas de resíduos volumosos, montante que representa o descarte realizado de maneira adequada.
