01 de março de 2021 em Fortaleza

Prefeitura de Fortaleza realiza mais de sete mil atividades no VetMóvel em janeiro e fevereiro

Nos dois primeiros meses de 2021, foram realizadas 1.900 consultas clínicas e 1.200 castrações, além de exames, palestras e vacinações


Mulher com cachorro nos braços
Neste ano, o VetMóvel já passou pelo bairro Granja Portugal e agora realiza atendimentos no Vicente Pinzón

A Prefeitura de Fortaleza vem intensificando os serviços gratuitos do VetMóvel e, em janeiro e fevereiro deste anos, já realizou mais de sete mil atividades em benefício aos animais. Entre os meses de janeiro e fevereiro, já ocorreram 1.900 consultas clínicas e 1.200 castrações, além de exames, palestras e vacinações. O equipamento itinerante já passou pelo bairro Granja Portugal e, atualmente, está no Centro Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Maria Felício Lopez, no bairro Vicente Pinzón.

O VetMóvel oferece para animais pertencentes a moradores de cada região por onde passa os serviços de castração, consultas clínicas, vacinação antirrábica, exames de triagem para calazar, exames de hemograma, implantes de microchips, palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo. São médicos veterinários, clínicos gerais, anestesistas e cirurgiões atuando no equipamento itinerante.

Alén das consultas e castrações, foram registrados 880 exames de triagem de calazar, 690 vacinações antirrábicas, 320 hemogramas e mais de 2.400 palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo.

Criado em junho de 2018, o VetMóvel é gerido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Ao todo, o VetMóvel já proporcionou mais de 95 mil atividades, sendo mais de 18.800 vacinações antirrábicas, 17.400 consultas clínicas, 11.600 exames de triagem de calazar, 10.000 castrações, 3.900 hemogramas, 3.300 implantes de microchips e mais de 30.700 palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo.

Os agendamentos para castrações dos animais no VetMóvel são realizados exclusivamente pelo telefone 156. Já para o atendimento clínico, todos os dias, a partir de 8 horas, são distribuídas 20 fichas pela manhã e outras 20, para atendimento à tarde. A vacinação antirrábica e os testes para diagnósticos de Calazar também ocorrem todos os dias, até às 17 horas.

Para realização da esterilização para castração, os tutores que agendarem o atendimento pela manhã devem chegar com os animais ao VetMóvel até às 8 horas e, no período da tarde, devem comparecer até às 12 horas, com tolerância de uma hora em cada turno. Os animais devem estar banhados, sem carrapatos e em jejum hídrico e sólido.

Prevenção à Covid-19
Como medidas de prevenção à Covid-19, o VetMóvel disponibiliza álcool em gel 70% para higienização das mãos e restringe o acesso a apenas uma pessoa com animal em atendimento no consultório. Seguindo a orientação do distanciamento entre as pessoas, serão oferecidas 10 cadeiras para as pessoas em cada bloco de serviço e com o controle de um atendimento por vez. O uso da máscara é obrigatório e está proibida a presença de crianças no local.

Prefeitura de Fortaleza realiza mais de sete mil atividades no VetMóvel em janeiro e fevereiro

Nos dois primeiros meses de 2021, foram realizadas 1.900 consultas clínicas e 1.200 castrações, além de exames, palestras e vacinações

Mulher com cachorro nos braços
Neste ano, o VetMóvel já passou pelo bairro Granja Portugal e agora realiza atendimentos no Vicente Pinzón

A Prefeitura de Fortaleza vem intensificando os serviços gratuitos do VetMóvel e, em janeiro e fevereiro deste anos, já realizou mais de sete mil atividades em benefício aos animais. Entre os meses de janeiro e fevereiro, já ocorreram 1.900 consultas clínicas e 1.200 castrações, além de exames, palestras e vacinações. O equipamento itinerante já passou pelo bairro Granja Portugal e, atualmente, está no Centro Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Maria Felício Lopez, no bairro Vicente Pinzón.

O VetMóvel oferece para animais pertencentes a moradores de cada região por onde passa os serviços de castração, consultas clínicas, vacinação antirrábica, exames de triagem para calazar, exames de hemograma, implantes de microchips, palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo. São médicos veterinários, clínicos gerais, anestesistas e cirurgiões atuando no equipamento itinerante.

Alén das consultas e castrações, foram registrados 880 exames de triagem de calazar, 690 vacinações antirrábicas, 320 hemogramas e mais de 2.400 palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo.

Criado em junho de 2018, o VetMóvel é gerido pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa), que é vinculada à Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP). Ao todo, o VetMóvel já proporcionou mais de 95 mil atividades, sendo mais de 18.800 vacinações antirrábicas, 17.400 consultas clínicas, 11.600 exames de triagem de calazar, 10.000 castrações, 3.900 hemogramas, 3.300 implantes de microchips e mais de 30.700 palestras, rodas de conversa e distribuição de material educativo.

Os agendamentos para castrações dos animais no VetMóvel são realizados exclusivamente pelo telefone 156. Já para o atendimento clínico, todos os dias, a partir de 8 horas, são distribuídas 20 fichas pela manhã e outras 20, para atendimento à tarde. A vacinação antirrábica e os testes para diagnósticos de Calazar também ocorrem todos os dias, até às 17 horas.

Para realização da esterilização para castração, os tutores que agendarem o atendimento pela manhã devem chegar com os animais ao VetMóvel até às 8 horas e, no período da tarde, devem comparecer até às 12 horas, com tolerância de uma hora em cada turno. Os animais devem estar banhados, sem carrapatos e em jejum hídrico e sólido.

Prevenção à Covid-19
Como medidas de prevenção à Covid-19, o VetMóvel disponibiliza álcool em gel 70% para higienização das mãos e restringe o acesso a apenas uma pessoa com animal em atendimento no consultório. Seguindo a orientação do distanciamento entre as pessoas, serão oferecidas 10 cadeiras para as pessoas em cada bloco de serviço e com o controle de um atendimento por vez. O uso da máscara é obrigatório e está proibida a presença de crianças no local.