As ruas Maria Júlia e Raimundo Pinheiro recebem, nesta sexta-feira (26/05), a 18º edição do mutirão de ações coordenadas e integradas de zeladoria e manutenção de equipamentos, educação ambiental e saúde da Prefeitura de Fortaleza. O conjunto de ações faz parte do plano integrado de medidas preventivas para minimizar os impactos da quadra chuvosa na Capital.
Com início a partir das 7h30, o mutirão é coordenado pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger) e conta com a participação de equipes da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e de Endemias da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Na Rua Maria Júlia, a ação ocorrerá entre as vias Coronel Fabriciano e Padre Francisco Araquem, e na Rua Raimundo Pinheiro, os trabalhos serão executados entre as vias 23 de Junho e Bom Jesus. Ao todo, os serviços de zeladoria serão realizados nos 3,3 km de extensão, beneficiando os bairros da Granja Portugal e Bom Jardim, ambos na Regional 5. Esta décima oitava edição vai envolver quase 150 trabalhadores.
Para atuar na limpeza do local, o mutirão contará com equipe de 80 trabalhadores, responsável pela capina, varrição e limpeza de boca de lobo, com o apoio de seis caminhões-caçamba. Para os serviços de malha viária e infraestrutura nas vias será mobilizado um efetivo de nove profissionais, um caminhão-caçamba e um rolo compressor.
A UrbFor disponibilizará um efetivo de 30 trabalhadores e seis veículos para fazer o plantio de nove árvores, supressões e podas já mapeadas pelos técnicos. A Autarquia também distribuirá 150 mudas de espécies de plantas ornamentais e medicinais.
A iniciativa contará, ainda, com a participação de dez equipes de agentes de combate a endemias, que visitarão as residências e os estabelecimentos comerciais durante o mutirão. Esses técnicos darão orientações para moradores e funcionários a respeito de como evitar a reprodução do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, e de métodos para prevenir a leptospirose.
O controle de trânsito será feito por 12 agentes e orientadores de tráfego em quatro viaturas da AMC. Já a SCSP atuará com um efetivo de oito funcionários, com o auxílio de dois caminhões e um veículo, para fazer manutenção nos postes de iluminação pública.
Mutirões anteriores
O primeiro mutirão foi realizado na Av. Coronel Carvalho, saindo do bairro Vila Velha. As edições seguintes aconteceram na Av. Domingos Olímpio, a partir do bairro Farias Brito; na Av. General Osório de Paiva, começando no bairro Canindezinho; nas avenidas Aguanambi e Dom Manuel, saindo do bairro de Fátima; e na Av. Padre Antônio Tomás, iniciando no bairro Cocó.
No mês de março, o mutirão foi até a Avenida Borges de Melo, partindo do bairro Jardim América; a Av. Doutor Theberge, saindo do bairro Cristo Redentor; a Av. Santos Dumont, entre a Av. Dioguinho e a Rua Tibúrcio Cavalcante; e a Av. General Murilo Borges e a Rua Capitão Aragão, entre os bairros Alto da Balança e Salinas.
Em abril, os serviços passaram pela Avenida dos Expedicionários, entre o trecho da Avenida 13 de Maio, próximo ao 23º Batalhão de Caçadores, até o trecho da Avenida Lauro Vieira Chaves; pela Av. Pompílio Gomes, entre a Av. Jornalista Tomaz Coelho e Av. Dep. Paulino Rocha; pela Av. Presidente Castelo Branco, entre a Areninha do Pirambu e o Cuca Barra; pela Av. Senador Virgílio Távora e Av. Pontes Vieira; e pela Av. Heráclito Graça e Av. Júlio Ventura.
Em maio, o primeiro mutirão foi realizado nas avenidas José Bastos e Américo Barreiro, no trecho entre o viaduto Deputado Edson Queiroz Filho e o terminal da Lagoa. A segunda ação foi realizada na Avenida Godofredo Maciel, a partir da Rua Eduardo Perdigão, no bairro Parangaba. Na sequência, o terceiro mutirão do mês ocorreu na Avenida Humberto Monte em toda a extensão.