A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova), realizou, nesta quinta-feira (24/08), o Workshop “Cidades Inteligentes e Humanas: Caminhos para Fortaleza”, que reuniu gestores do Município para discutir e compartilhar avanços tecnológicos e estratégias de soluções para as cidades, contemplando áreas como educação, saúde, segurança pública, transporte, energia, monitoramento ambiental, desenvolvimento sustentável, dentre outras.
O especialista em cidades inteligentes Renato de Castro citou diversos países e suas realidades, bem como a importância da comunicação, da democratização e da responsabilidade das pessoas. Para o especialista, “cidades inteligentes podem ser verdadeiros laboratórios para desenvolver, testar e aperfeiçoar os novos modelos de vida”.
Segundo o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, o Workshop é um momento de integração, inovação e planejamento da Prefeitura. “Queremos fazer com que a tecnologia seja um fator de redução de desigualdade social em nossa cidade”, ressaltou.
A programação também contou com um vídeo que mostrava crianças falando de suas visões para o futuro. Para a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente, Àgueda Muniz, o conceito de cidades inteligentes tem um objetivo mais amplo, que é tornar a vida do cidadão mais fácil na cidade. “Queremos tornar Fortaleza em uma cidade de oportunidades”, explicou.