O primeiro dia da III Jornada Mundial de Design foi marcado por grandes nomes do design brasileiro e de Fortaleza em mesas que abordaram assuntos relacionados ao tema geral “Design e literatura para um mudo crise". O encontro ocorreu no auditório do Senac Aldeota, nesta quarta-feira (23/11), com grande público, formado por profissionais, estudantes de design e demais interessados. O encontro é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, através do Gabinete da Vice-Prefeitura, e conta com a parceria de mais de 15 instituições públicas e privadas.
Na cerimônia de abertura, o vice-prefeito Élcio Batista destacou a importância de realizar o evento e como o Design pode ser um grande potencializador de transformações sociais. "O design pode contribuir para que as pessoas ascendam socialmente, que possam prosperar. Esse é só um momento do que queremos fazer por todos os próximos anos". A Jornada é um compromisso assumido por Fortaleza quando conquistou a chancela de Cidade Criativa da Unesco, em 2019. Na ocasião, também teve as falas de abertura de Aldiane Lima (Associação Ceará Design), Alice Mesquita (Sebrae), Luís Carlos Sabadia (Fiec) e Débora Sombra (Senac-CE).
Na primeira mesa, foi discutido como pensar o design para uma cidade criativa. Com mediação de Allyson dos Reis, presidente da Associação Ceará Design, participaram do momento Roberto Vieira, coordenador do projeto de extensão Design Computacional, da UFC; Paulo Linhares, que implantou o primeiro Centro de Design do Ceará; e Tarcísio Bezerra, professor da Unifor.
O tema da palestra seguinte foi "O Livro como Dispositivo Estratégico de Design Social", com uma equipe de professores (Lilu Vieira, Guilherme Garcia e Camila Barros) e alunos do Laboratório de Iniciativas em Design Social, da UFC, compartilhando sobre projetos e atuação na área. Ainda teve bate-papo sobre "Design Editorial: novos caminhos", com o designer Felipe Góes; Denise de Castro, representando o Senac; Leonardo Buggy, professor do curso de Design da UFC; e Deglaucy Jorge Teixeira, representando o jornal O Povo.
O encerramento foi com o designer Gustavo Piqueira, de São Paulo, com mediação de Mateus Montenegro (ACDesign). Gustavo recebeu mais de 500 prêmios nacionais e internacionais, e falou sobre projetos profissionais. O designer está à frente da Casa Rex, que desenvolve projeto de narrativas visuais contemporâneas, pesquisa em cultura visual, limites da linguagem e oficinas gráficas.
A programação da Jornada segue na quinta-feira (24/11), com workshop de "Place Branding com Metodologia de Design Thinking", ministrado por Anna Cotta, no Senac Aldeota, além de oficinas gratuitas nos Cucas, Opa!, Vila das Artes, Escola de Artes e Ofícios, Casa da Cultura Digital e UFC. Na sexta (25/11), haverá palestras no Museu da Indústria, com nomes de referência nacionais e internacionais do design, e no sábado (26/11), atividades (palestras e mostra videodança) no MIS, apresentações musicais e feira criativa Babado Fuá na Praia de Iracema.
Veja os detalhes da programação completa no site Fortaleza Criativa e nos perfis @jornadamundialdedesign e @fortalezacidadecriativa.