O Instituto Doutor José Frota (IJF), maior centro médico da Prefeitura de Fortaleza, especializado no atendimento às vítimas de traumas graves, e a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação iniciam, neste mês de julho, uma redefinição dos protocolos para o fortalecimento do acordo de cooperação para o atendimento aos pacientes com lesão medular ou lesão nervosa, na Capital. O anúncio do reforço na parceria acontece nesta terça-feira (04/07), às 10h, no Auditório do IJF, com as presenças de representantes dos referidos órgãos.
De acordo com a superintendente do IJF, Riane Azevedo, a maior aproximação entre as duas instituições representa um avanço para o atendimento complementar às vítimas, principalmente, de acidentes de trânsito, muitas vezes diagnosticados com traumatismo raquimedular, frequentemente associado a trauma cranioencefálico ou politrauma. “A orientação profissional e o acompanhamento clínico do processo de readaptação das funções físicas e motoras são importantíssimos para a reintegração do paciente à sociedade”, explica a gestora do hospital.
Pioneira no País na neurorreabilitação de adultos e crianças com lesão medular e lesão cerebral, a Rede Sarah teve início entre os anos 50 e 60, com a abertura do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, em Brasília. Em 2001, foi inaugurado o Centro de Neurorreabilitação Sarah Fortaleza, localizado no Bairro Passaré. Além do atendimento clínico, no processo de reabilitação, o paciente realiza diversas atividades, que vão desde abordagens educativas e esportivas, treino de condicionamento físico, marcha e habilidades em cadeira de rodas. Os programas são individualizados e organizados de forma dinâmica e contextualizada, de acordo com o potencial de recuperação funcional, e podem ser realizados ambulatorialmente, em regime de hospital-dia ou internação.
Serviço
Realinhamento da Parceria - IJF / Rede Sarah Fortaleza
Dia: Terça-feira (04/07)
Hora: 10h
Local: Auditório do IJF (8º Andar)