
A Prefeitura de Fortaleza iniciou os trabalhos de regularização fundiária pela cidade em 2025 e a primeira ação externa ocorreu em janeiro, na comunidade das Tapioqueiras, no bairro Mondubim (Regional 10). A iniciativa contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza, Jonas Dezidoro, do executivo da pasta, Paulo Pedrosa, além da coordenadora de Regularização Fundiária, Eliana Gomes, e equipes técnicas.
O plano de trabalho, que pretende regularizar mais de 200 famílias na região, foi apresentado pela equipe da Universidade Estadual do Ceará (UECE), parceira na ação. Além da apresentação, a área passa por levantamento planialtimétrico e pelo menos três etapas de cadastro físico-social.
“A partir de agora, a comunidade contará com presença das nossas equipes, que farão levamentos físicos dos imóveis, cadastro das famílias, entre outras atividades que vão compor as futuras matrículas. Contamos com apoio de todos”, disse o advogado da UECE, João Cláudio.
O secretário Jonas Dezidoro destacou o empenho das equipes e a parceria com a universidade. “Quero agradecer a dedicação da nossa equipe liderada pela Eliana Gomes e também a UECE, que é nossa parceira nesse trabalho na Comunidade das Tapioqueiras. Tenho certeza que daqui a alguns meses o prefeito Evandro estará presente para entregar o papel da casa para vocês”.
Regularização fundiária
A Regularização Fundiária faz parte das ações da política habitacional de interesse social e leva a segurança jurídica da posse por meio da regularização de núcleos urbanos informais. Atualmente, mais de 100 áreas passam por processos de titularização em toda Fortaleza.