A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), nesta terça-feira (28/02), a edição 2023 do Prêmio Municipal de Gestão Escolar. O lançamento aconteceu durante a realização do Seminário de Gestores, no Hotel Oásis Atlântico, no Meireles. O prêmio, que concede o Selo Escola e Sustentabilidade às unidades escolares da Rede Municipal, é parte das ações estabelecidas para a Educação no Plano Fortaleza 2040.
O Prêmio Municipal de Gestão Escolar: Selo Escola e Sustentabilidade tem como foco a valorização do papel da gestão escolar na gestão dos recursos, em práticas de liderança e na melhoria da ambiência pedagógica.
A concepção de sustentabilidade adotada para efeito da concessão do Selo atende ao princípio da gestão eficiente dos processos de melhoria que fortalecem e trazem perenidade à qualidade da educação pública.
“Nossa Rede de Ensino é referência para outros municípios. O prêmio é uma forma de organizar, dar mais visibilidade e transparência, por meio da prática de registro, às práticas que já são tão reconhecidas. Queremos celebrar os resultados e premiar todas as unidades escolares”, destacou a secretária da Educação, Dalila Saldanha, durante o lançamento.
Na edição 2023 serão consideradas participantes do prêmio as escolas e suas unidades anexas (Centros de Educação Infantil - CEI e anexos). As unidades deverão desenvolver e implementar ações que promovam processos sustentáveis e de melhoria contínua nas dimensões pedagógica, administrativo-financeira, social e clima escolar, de infraestrutura.
Como forma de reconhecimento pelas metas alcançadas, será concedido o Prêmio Municipal de Gestão Escolar às unidades que alcançarem 70% das metas projetadas para cada dimensão e no total, 70 pontos, que atenderem à execução das ações inseridas no Plano da Gestão Escolar, que deverá ser apresentado ao Distrito Educação previamente.
De acordo com Sandra Coelho, diretora do Escola Municipal Educador Paulo Freire, no bairro Granja Portugal, iniciativas de valorização à gestão escolar já são rotina na Educação Municipal. “Temos toda uma trajetória de selos importantes ofertados pela Rede. Este especificamente tem o poder de incentivar e ampliar ainda mais o nosso trabalho. É uma forma muito especial de reconhecer os esforços dos gestores, o que eleva a autoestima de toda a comunidade escolar”, garante.
Com 12 anos de experiência na gestão escolar, Arnaldo Saldanha se diz motivado e preparado para participar da premiação.
“Para nós que ajudamos a construir todos esses dados positivos da Educação, este prêmio é muito importante. É um grande incentivo, pois não só premia as boas práticas de gestão, mas estimula a pensar novas estratégias”, afirma o diretor da Escola Municipal Monteiro Lobato, no José Walter.
A avaliação será realizada a partir dos registros, das evidências verificadas nos relatórios de acompanhamento às unidades escolares por parte das equipes dos Distritos de Educação, das equipes da SME ao longo do ano de 2023.
As escolas certificadas com o Selo Escola e Sustentabilidade, na edição de 2023 do Prêmio Municipal de Gestão Escolar, receberão como premiação placa de reconhecimento pelos resultados obtidos e recurso financeiro cuja aplicação será regulamentada por meio de portaria.
Edição anterior
Em 2019, a SME realizou a primeira edição do Prêmio Municipal de Gestão Escolar. Ao final da avaliação, 17 unidades escolares obtiveram 70% em cada dimensão e o mínimo de 70 pontos no total, recebendo assim o Selo Escola e Sustentabilidade. A Escola Municipal Professora Vânia Faço Neves Barros, localizada no bairro José Walter, foi destaque do município entre as unidades premiadas.
Seminário de Gestores
O Seminário de Gestores Escolares reuniu cerca 400 gestores, coordenadores e técnicos da SME, ao longo dia, em torno do tema “Gestor em ação: o protagonismo na transformação do contexto escolar”. A programação do evento formativo contará com a palestra motivacional “Seis habilidades que transformam”, com o advogado, professor, músico, ator e comediante, Haroldo Guimarães, além de explanações sobre liderança, financiamento da Educação e diversidade e inclusão.
Os encontros com gestores escolares oportunizam, além da formação, o diálogo sobre os desafios nos processos educativos, o fortalecimento e alinhamento das estratégias, além do repasse de outras orientações com foco na constante melhoria da educação municipal.