A Prefeitura de Fortaleza realizou, por meio da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), em parceria com a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), um Dia D sobre a conscientização da importância do uso da máscara nos transportes coletivos. A ação de cunho educativo, acontece durante toda a semana nos sete terminais de ônibus da capital, e reuniu nesta segunda-feira (18/07) os agentes das pastas no Terminal Papicu.
A orientação é de que os passageiros respeitem a obrigatoriedade diariamente. Com isso, durante toda amanhã e ao longo da semana, os agentes das referidas pastas, bem como as equipes volantes da Socicam, realizarão um trabalho didático de orientação acerca da importância de seguir com a utilização da máscara em locais fechados e com um grande fluxo de pessoas, principalmente no que tange ao interior dos coletivos, para prevenir a disseminação do vírus da Covid-19. Além disso, os fiscais estarão distribuindo máscaras para os usuários que não estejam portando no momento de embarcar nos ônibus.
Com o objetivo de fortalecer os cuidados preventivos e manter a população cada vez mais informada, a Prefeitura investirá em campanha visual sobre a temática por meio dos telões eletrônicos, fixação de cartazes e abordagem informativa, e mensagens através da rádio Terra do Sol, em todos os terminais de ônibus de Fortaleza.
Para David Bezerra, presidente da Etufor, os esforços empreendidos nos terminais a fim de garantir os instrumentos para higienização como fornecimento de álcool em gel permanecem. “Esta força-tarefa se faz necessária tendo em vista a flexibilização do uso da máscara, que permanece obrigatória no transporte coletivo”, afirma.
Para o superintendente adjunto da Agefis, Neuvani Vasconcelos, a operação visa educar e não punir, reforçando através de campanhas os cuidados individuais e coletivos que a população precisa continuar aderindo. “A Agefis tem atuado incessantemente ao longo desses dois anos pandêmicos, tanto no sentido de coibir práticas que afetem a saúde pública, como na promoção de políticas que visam o bem-estar da população”, reforçou o gestor.