A primeira edição do Festival Fortaleza Bilíngue reuniu cerca de 4 mil pessoas na Praia de Iracema no último sábado (15/06). A programação foi realizada no Centro Cultural Belchior, com 6 oficinas sobre as culturas francesa, japonesa, espanhola, alemã, libras, e um bate-papo com a banda havaiana Daniel Ho, e no calçadão da praia. No palco principal, o evento contou com shows da Superbanda, de Daniel Ho Group, dos humoristas Edmilson Filho e do francês Paul Cabannes, além de palestra da cônsul-geral dos Estados Unidos em Recife, May Baptista.
Na tenda, o Festival trouxe estandes e rodas de conversa, como a do Education USA, que deu informações sobre oportunidades de estudos nos Estados Unidos, além de parceiros como a Aliança Francesa, as secretarias do Turismo, do Desenvolvimento Econômico, da Educação, Imparh e do programa Juventude Digital.
"Durante todo o evento, tivemos demonstração da cultura de vários países, tivemos k-pop, palestra sobre a cultura alemã com a degustação de comidas típicas, além de shows e oficinas. Tudo isso para dar experiências do mundo afora, trazendo essa imersão cultural para Fortaleza", afirmou o coordenador do Fortaleza Bilíngue, Hugo Holanda.
No festival, a operação do projeto Re-ciclo, que faz parte do movimento Fortaleza Limpa, recolheu 62 quilos de resíduos recicláveis que vão gerar renda para as associações de catadores.
Fortaleza Bilíngue
O Fortaleza Bilíngue foi lançado pela Prefeitura em julho de 2023 e tem o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico da cidade, impactando na geração de novos negócios e fortalecendo o turismo. Até agora, o Fortaleza Bilíngue já impactou 106 mil alunos, entre estudantes da rede pública, do curso on-line e dos cursos presenciais.
O programa é coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com as Secretarias da Educação (SME), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Turismo (Setfor), da Juventude (Sejuv), além do Imparh e da Assessoria de Assuntos Institucionais.