Neste mês de março, em que se celebra o Dia Mundial da Infância (21/03), a Prefeitura de Fortaleza lança o curso O Desenvolvimento na Primeira Infância, voltado para servidores municipais. As inscrições acontecerão entre os dias 26 de março e 12 de abril, pela internet. O curso será ministrado na modalidade virtual, com total de 60 horas e certificação. As vagas são ilimitadas.
Desenvolvido pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) com apoio da Fundação Bernard Van Leer, a realização do curso para os servidores de Fortaleza é uma iniciativa Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), em parceria com o Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Imparh). Com aulas interativas, workshops práticos e casos de estudo, os participantes poderão aprimorar seus conhecimentos na área, promovendo um serviço público de cada vez mais qualidade e alinhado às demandas da população.
O curso acontecerá no período de 21 de abril a 31 de maio e vai abordar conceitos sobre a primeira infância, necessidades, direitos e políticas públicas. A partir das contribuições da neurociência, entender a relevância dos primeiros mil dias de vida, além de identificar as práticas, os desafios e os cuidados necessários para o desenvolvimento pleno na primeira infância.
Link de inscrição
Os interessados em participar devem preencher o formulário de pré-inscrição. O acesso ao curso será concedido em até 48 horas após a solicitação. Os cursos ofertados pela Escola de Governo, na modalidade de ensino a distância, são autoinstrucionais, possibilitando ao servidor acessar o conteúdo com autonomia e independência, por meio de um material autoexplicativo e sem o acompanhamento de um tutor.
Dia Mundial da Infância
Outras iniciativas em alusão à data também estão sendo promovidas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Cespi. Neste domingo (24/03), ocorre uma edição especial do Vem Brincar, Fortaleza, com programação gratuita na Cidade da Criança, no Centro, das 8h às 11h.
Estão previstas diversas atividades como minicircuito e jogo do trânsito, tapete socioemocional, educação ambiental, atração musical, vacinação e emissão de carteira de estudante e bilhetinho.
O projeto desenvolve ações de estímulo ao brincar em espaços públicos em contato com a natureza, com o objetivo de incentivar a ocupação do espaço público com atrações e serviços para as crianças e cuidadores.
Já nesta quarta-feira (20/03), a Cespi realizou o 2° ciclo de monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância. O relatório apresentado sistematiza um conjunto de 72 ações e 95 metas planejadas para atender às crianças de zero a seis anos de idade.
Durante a apresentação, os secretários municipais discutiram dados e ações que foram executadas em 2023 com foco na primeira infância. Entre os destaques estão programas inovadores na saúde, educação, assistência social, cidadania, o espaço e o direito de brincar e meio ambiente e sustentabilidade, sendo estas prioridades correspondentes aos seis eixos temáticos do Plano.