A Prefeitura de Fortaleza apresenta, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), nesta quarta-feira (20/03), às 14h, o relatório do 2° ciclo de monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF), o qual sistematiza um conjunto de 72 ações e metas planejadas para atender às crianças de zero a seis anos de idade. A apresentação vai ocorrer no Paço Municipal.
Veja o relatório do 2° ciclo de monitoramento do Plano Municipal pela Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF)
O relatório apresenta o monitoramento das ações executadas em 2023 e foi produzido em colaboração com os órgãos municipais que participaram do monitoramento disponibilizando dados de cada ação realizada em sua respectiva secretaria com foco na primeira infância. Entre os destaques, estão programas inovadores na saúde, educação, assistência social, cidadania, o espaço e o direito de brincar e meio ambiente e sustentabilidade, sendo estas prioridades correspondentes aos seis eixos temáticos do Plano.
As pastas participantes são Secretaria Municipal da Educação (SME), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Secretaria do Esporte e Lazer (Secel), Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (CPDrogas), Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) e a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor).
"A Primeira Infância é uma prioridade absoluta para Fortaleza. Estamos comprometidos em criar um ambiente favorável para o crescimento saudável e a educação de nossas crianças. Este relatório reflete nosso progresso, mas também nos lembra dos desafios que ainda enfrentamos. Juntos, como comunidade, continuaremos a investir no futuro de nossas crianças", afirma a secretária Angélica Leal.
Para a secretária, esta partilha de resultados reforça o compromisso contínuo de Fortaleza em construir uma cidade que valoriza e investe no futuro das crianças. “O relatório deve proporcionar reflexões internas e de parceiros, além de toda a sociedade comprometida com o bem-estar da primeira infância, sobre formas de acompanhar e avaliar as políticas públicas. Seguiremos avançando em prol das crianças e de toda a Fortaleza da primeira infância, cidade de todas e todos nós”, projeta.