O prefeito José Sarto participou, nesta quinta-feira (13/06), junto com o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, da inauguração do Prevmóvel. A unidade oferece os serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para bairros onde não existe Agência da Previdência Social. O equipamento móvel é o primeiro a entrar em funcionamento no estado do Ceará, e realizou atendimentos no Grande Bom Jardim.
"Ter uma unidade do Prevmóvel nos bairros da cidade é tornar mais acessível o serviço da Previdência para populações mais distantes. Graças a ação do ministro Lupi, em parceria com os municípios, agora isso é possível. Aqui no Bom Jardim, a gente tem uma população para além de 20 mil pessoas e para se deslocar, evidentemente, tem muita dificuldade. O Prevmóvel vindo aqui, certamente vai facilitar a vida de muitas pessoas que precisam muito da Previdência Social", afirmou Sarto.
O ministro Carlos Lupi enfatizou que a gestão busca reduzir o tempo de espera das filas do INSS, sendo a do Nordeste a maior do Brasil. O objetivo é reduzir o tempo de espera até o final do ano. "Nós, em média, atendemos 20% da população do Brasil na Previdência Social. Estamos chegando, este mês, à marca de 40 milhões de beneficiários da Previdência. A fila do Nordeste é a maior do Brasil sendo, em média, 165 dias. Hoje baixamos em torno de 50 dias. Nossa intenção é, até o final do ano, chegar a 30 dias. Ou seja, no mesmo mês que a pessoa der entrada, ela já vai ter a resposta", informou.
A unidade iniciou os atendimentos pela manhã, às 8h, na Praça Santa Cecília e seguiu até as 17h. A estreia do equipamento em Fortaleza aconteceu no Grande Bom Jardim, que concentra cerca de 20 mil moradores. O equipamento prestou orientação e informação sobre os benefícios e serviços da Previdência, além de agendamento para outros atendimentos e dúvidas em relação ao site e aplicativo Meu INSS.
Durante à tarde, foram atendidos alguns convocados para antecipar agendamentos de avaliação social do Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. Para a conclusão do pedido de BPC, estes segurados serão direcionados para a Agência Fortaleza-Centro-Oeste, no bairro Farias Brito, para realização da perícia médica.
Ana D´arc, moradora do Bom Jardim, aproveitou a oportunidade para se informar como está a situação de sua mãe. "(Esse Prevmóvel) ajuda a gente a ter mais informações. Se não tivesse essa unidade, eu teria que agendar e esperar o dia e ainda me deslocar", disse.
O eletricista Iran Vidal foi à unidade entender a sua situação da aposentadoria. "Eu vim ver a passagem do INSS e ver minha aposentadoria, mas o rapaz informou que não estou no tempo ainda (para aposentar). Eu estou com 57 anos e ele disse que tem que ser 65", explicou, sublinhando que a proximidade do equipamento facilitou o atendimento. "Só em não precisar ir ao Centro para resolver, já é uma vantagem. As pessoas vão adorar".
O Prevmóvel é uma tentativa do INSS de facilitar o acesso da população em localidades ou bairros que não têm Agências da Previdência Social fixas ou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com alguma entidade ou ente público.
Investimento municipal para unidade do Prevmóvel
O prefeito Sarto assinou, no início deste ano, um protocolo de intenções que resultará na oferta de atendimento móvel nas áreas de Previdência, Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. Pelo acordo, a Prefeitura de Fortaleza vai investir cerca de R$ 400 mil na aquisição e estruturação de uma unidade móvel de serviço. O equipamento deve entrar em operação ainda no ano de 2024 e percorrerá as áreas de maior vulnerabilidade social da cidade, facilitando o acesso aos serviços para a população, sem necessidade de agendamento prévio.
Além dos serviços previdenciários, unidade móvel permitirá que a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS) amplie seus atendimentos à população, como o Cadastro Único, que dá acesso a programas sociais para a população de baixa renda, o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica, o Auxílio Gás, entre outros.
Primeira Agência Multissensorial da Previdência
Na ocasião, o ministro Carlos Lupi também anunciou a inauguração da primeira Agência Multissensorial da Previdência, que visa atender crianças com deficiência e funcionará na Câmara Municipal. Essa é a primeira unidade no Ceará.
Estiveram presentes na inauguração os secretários Francisco Ibiapina, Valternílo Bezerra, Teka Lenz, Alexandre Oliveira, Roberto Viana e Bruno Alves, além dos deputados federais Mauro Filho e André Figueiredo e os deputados estaduais Antônio Henrique e Lucinildo Frota.