06 de March de 2013 em Social

Procon Fortaleza reúne-se com empresas que lideram ranking de reclamações

Juntas, as dez instituições receberam 201 reclamações no começo de 2013


Procon reúne empresas com mais reclamações no órgão (Foto:Regiane Oliveira)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Procon, reuniu as empresas que lideram o ranking de reclamações em seus serviços de atendimento ao consumidor para cobrar avanços. Juntas, as dez instituições representadas receberam 201 reclamações, registradas no órgão nos primeiros 45 dias do ano de 2013.

As reuniões devem acontecer periodicamente e visam conscientizar as empresas sobre os direitos dos consumidores e para a urgência de melhorias nos serviços prestados. Segundo o Coordenador Geral do Procon Fortaleza, George Valentim, "mesmo com a regulamentação dos calls centers, ainda há muitos desafios a serem superados pelas empresas para que atendam de maneira eficaz às necessidades dos consumidores".

O trabalho de análise da melhoria no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) foi realizado na última sexta-feira (01/03), na sede do Procon.

Regras
O Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2003, que fixa as normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC, estabelece as regras que devem ser seguidas pelas empresas na hora de prestar atendimento. As ligações para os SACs devem ser gratuitas e o atendimento das demandas não pode resultar em qualquer ônus para o consumidor. O atendente não pode condicionar o acesso inicial do consumidor ao prévio fornecimento de seus dados e o SAC deve estar no ar, disponível, ininterruptamente, durante 24horas por dia e sete dias por semana.

As pessoas com deficiência auditiva ou de fala devem ter preferência e a empresa deve atribuir um número específico para esse fim. O SAC deve oferecer eficiência e cordialidade e a transferência da ligação deve ser feita em até um minuto. O registro numérico, com data, hora e objeto da demanda deve ser informado ao consumidor e se por este solicitado, enviado por correspondência ou por meio eletrônico.

A empresa é obrigada a manter as gravações das chamadas efetuadas para o SAC pelo prazo mínimo de 90 dias, durante o qual o consumidor pode requerer acesso ao seu conteúdo. Além disso, o registro eletrônico do atendimento fica mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois anos após a solução da reclamação.

As informações solicitadas pelo consumidor devem ser prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do registro, e essa resolução da demanda, informada ao consumidor por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.

Serviço
O Procon Fortaleza atende na Rua Major Facundo, 869, Centro ou pelo telefone 3105.1136.

Procon Fortaleza reúne-se com empresas que lideram ranking de reclamações

Juntas, as dez instituições receberam 201 reclamações no começo de 2013

Procon reúne empresas com mais reclamações no órgão (Foto:Regiane Oliveira)

A Prefeitura de Fortaleza, por meio do Procon, reuniu as empresas que lideram o ranking de reclamações em seus serviços de atendimento ao consumidor para cobrar avanços. Juntas, as dez instituições representadas receberam 201 reclamações, registradas no órgão nos primeiros 45 dias do ano de 2013.

As reuniões devem acontecer periodicamente e visam conscientizar as empresas sobre os direitos dos consumidores e para a urgência de melhorias nos serviços prestados. Segundo o Coordenador Geral do Procon Fortaleza, George Valentim, "mesmo com a regulamentação dos calls centers, ainda há muitos desafios a serem superados pelas empresas para que atendam de maneira eficaz às necessidades dos consumidores".

O trabalho de análise da melhoria no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) foi realizado na última sexta-feira (01/03), na sede do Procon.

Regras
O Decreto nº 6.523, de 31 de julho de 2003, que fixa as normas gerais sobre o Serviço de Atendimento ao Consumidor - SAC, estabelece as regras que devem ser seguidas pelas empresas na hora de prestar atendimento. As ligações para os SACs devem ser gratuitas e o atendimento das demandas não pode resultar em qualquer ônus para o consumidor. O atendente não pode condicionar o acesso inicial do consumidor ao prévio fornecimento de seus dados e o SAC deve estar no ar, disponível, ininterruptamente, durante 24horas por dia e sete dias por semana.

As pessoas com deficiência auditiva ou de fala devem ter preferência e a empresa deve atribuir um número específico para esse fim. O SAC deve oferecer eficiência e cordialidade e a transferência da ligação deve ser feita em até um minuto. O registro numérico, com data, hora e objeto da demanda deve ser informado ao consumidor e se por este solicitado, enviado por correspondência ou por meio eletrônico.

A empresa é obrigada a manter as gravações das chamadas efetuadas para o SAC pelo prazo mínimo de 90 dias, durante o qual o consumidor pode requerer acesso ao seu conteúdo. Além disso, o registro eletrônico do atendimento fica mantido à disposição do consumidor e do órgão ou entidade fiscalizadora por um período mínimo de dois anos após a solução da reclamação.

As informações solicitadas pelo consumidor devem ser prestadas imediatamente e suas reclamações, resolvidas no prazo máximo de cinco dias úteis a contar do registro, e essa resolução da demanda, informada ao consumidor por correspondência ou por meio eletrônico, a seu critério.

Serviço
O Procon Fortaleza atende na Rua Major Facundo, 869, Centro ou pelo telefone 3105.1136.