A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), fomenta ações que promovem o desenvolvimento dos pequenos negócios da cidade. Para isso, desenvolve o Programa de Empreendedorismo Sustentável, que prestou mais de 55 mil serviços em três anos de atividade, ultrapassando a meta estabelecida de 10 mil atendimentos um ano antes do previsto.
A iniciativa oferece apoio aos micro e pequenos empreendedores nos eixos de formalização de negócios, capacitação e consultoria gerencial, acesso ao microcrédito e apoio na comercialização de produtos e serviços.
“O Programa de Empreendedorismo Sustentável incentiva o pequeno empreendedor a sair da informalidade e oferece mecanismos para a sustentabilidade do negócio”, analisa o titular da pasta, Robinson de Castro.
Em relação ao eixo formalização de negócios, Fortaleza ocupa, atualmente, o segundo lugar da região Nordeste e o sexto do Brasil dentre as capitais. Somente o Programa realizou 6.161 formalizações como microempreendedor individual nos últimos três anos, além de 10.733 atendimentos em capacitações e consultorias realizadas até novembro último.
Como parte integrante ao Programa no eixo de comercialização, o projeto Feiras de Pequenos Negócios de Fortaleza ampliou os espaços para comercialização dos produtos regionais, além de oferecer orientação aos empreendedores na gestão de negócios, permitindo o crescimento profissional e melhoria da renda dos pequenos produtores. No período de janeiro a novembro de 2016, foram realizadas 341 feiras em Fortaleza, proporcionando mais de 16 mil atendimentos aos pequenos empreendedores. Ao todo, 919 feiras auxiliaram no incremento da renda de cerca de 2 mil pequenos produtores nos últimos três anos, com o faturamento de R$ 2.889.677,87.
Desde abril de 2015, o Programa adquiriu uma unidade móvel, responsável por percorrer os bairros de Fortaleza levando os mesmos serviços disponibilizados nas Salas do Empreendedor, localizadas nas Secretarias Regionais. Ao todo, 3.880 serviços foram ofertados na ação itinerante.
Saiba Mais
Para obter esses benefícios do Programa, os empreendedores interessados devem se dirigir à Sala do Empreendedor, localizada nas Secretarias Regionais, e nos Vap Vupt da Messejana e Antônio Bezerra. O atendimento aos micro e pequenos empreendedores acontece das 8h às 12h e de 13h às 17h. Para isso, é necessário apresentar Identidade (RG), Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), Comprovante de Residência e Título de Eleitor.
Mais informações: 0800.081.4141.