Para o estudante universitário, um contato prévio com o mercado de trabalho é fundamental para seu crescimento acadêmico, profissional e pessoal. Estar em contato com a rotina da carreira almejada é estar um passo mais próximo do futuro. Para Ian Lucas Santos, de 23 anos, estudante de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC), o ano de 2017, quando iniciou seu estágio na Secretaria Municipal de Educação (SME), foi essencial para sua carreira. Ele foi um dos 900 universitários selecionados pelo Programa Jovens Talentos, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza para contratação de estagiários.
Após a aplicação de prova e entrevista, os estudantes selecionados pelo Programa recebem uma bolsa mensal de R$ 500,00, vale-transporte e o contrato de um ano, que pode ser renovado pelo dobro do tempo. Em 2019, são 1.449 vagas disponíveis, 60% a mais do que em 2017, para estudantes de 42 cursos de graduação. Para participar, os jovens devem estar matriculados e cursando a partir do 4º semestre.
O estágio também é uma oportunidade de futuro no mercado de trabalho. Alguns estudantes, após a conclusão do curso, acabam sendo efetivados para o quadro de funcionários da Prefeitura. Inicialmente fazendo projetos de combate a incêndios nas escolas municipais, Ian Lucas foi efetivado no órgão em março deste ano, ao final do primeiro ano de contrato como estagiário. “Para mim foi uma oportunidade de ouro, que só foi possível por causa do estágio”, declara.
Atuando na Coordenadoria de Infraestrutura da SME, Ian também teve a oportunidade de prestar apoio aos engenheiros, realizando medições e acompanhando obras, conhecendo a rotina de sua futura profissão. Assim como ele, a estudante de História na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ingrid Monteiro, de 23 anos, adquiriu experiência prática em um ano e meio de estágio na Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor). Ela estagia na Coordenadoria de Patrimônio e realiza trabalhos de pesquisa voltados à Educação Patrimonial. Mesmo tendo interesse em seguir na área acadêmica, o trabalho de pesquisa realizado no órgão foi, segundo ela, um aprimoramento importante para sua carreira.
Além da experiência, os participantes do Programa Jovens Talentos se inserem no cotidiano dos órgãos públicos, passando a entender melhor o funcionamento do Município. De acordo com a secretária executiva da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Christina Machado, isso auxilia no papel de cidadão dos estagiários. “O fato deles fazerem um estágio na Prefeitura, com um serviço tão próximo ao cotidiano deles, traz uma experiência diferente, de entender a atuação do serviço público, as necessidades e complexidades”, afirma. É o que também acredita o estudante Raul Fernandes, 27, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. No período de estágio na Coordenadoria Especial de Articulação das Secretarias Regionais (Coareg), ele se encontrou e agora espera seguir no serviço público depois de formado. “Eu analiso os projetos das reformas das praças das regionais e confiro se estão seguindo os padrões estipulados, além de monitorar as obras. Gosto muito de trabalhar com espaços públicos, então o que faço aqui é recompensador”, ele conta.
Inscrições abertas
As inscrições para o Programa Jovens Talentos seguem até o dia 14 de julho. Depois de fazer o Cadastro Único das Políticas Públicas de Juventude, disponível no Portal da Juventude, e gerar seu número de Cadastro Social, o estudante deve preencher o formulário eletrônico de inscrição no Canal Concursos e Seleções e pagar uma taxa no valor de R$ 30,00. No ato da inscrição, o candidato poderá optar por até dois órgãos públicos de sua preferência para estagiar. A seleção será dividida em prova objetiva, prova discursiva e entrevista. As provas objetiva e discursiva acontecerão no dia 28 de julho e o resultado final será divulgado no dia 19 de agosto.