A Prefeitura de Fortaleza lançou, na manhã desta sexta-feira (03/05), na Escola de Tempo Integral (ETI) Maria Odete da Silva Colares, o Projeto Auditor Aprendiz. A iniciativa, pioneira em escolas do Nordeste, é realizada por meio da Controladoria Geral do Município (CGM) em parceria com as Secretarias Municipais da Educação (SME) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e tem como objetivo desenvolver o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais no ambiente escolar.
Voltado para jovens do 6º ao 9º ano de 10 escolas municipais, o projeto pretende estimular o olhar cidadão no desenvolvimento de melhorias para as unidades da Rede de Ensino. A partir dessa premissa, cada escola participante terá um Conselho de Auditores, composto por alunos e professores mentores, que irão estimular o engajamento de todos os estudantes para que preencham um questionário de auditoria apontando as principais oportunidades de melhoria na escola, incluindo estrutura, alimentação e ambiente. O questionário será respondido por meio do sistema @valie, desenvolvido pela Sepog, e que será disponibilizado em totens nas unidades escolares.
"O projeto irá discutir soluções criativas para as demandas das escolas. Assim, junto com a Secretaria da Educação, a CGM fará uma avaliação e, ao final do cronograma, a unidade vencedora receberá um computador e o Selo CIEF (Selo de Controle Interno Eficiente). Além desta premiação, os membros do Conselho Auditor serão contemplados com um passeio cultural", explicou Luciana Lobo, secretária da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).
A titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Dalila Saldanha, ressaltou a implementação da iniciativa como um meio de motivar o engajamento social. "Essa ação insere na dinâmica escolar o espírito de cidadania, onde a gestão pratica o protagonismo juvenil. Iremos fortalecer com esse projeto inúmeros benefícios para que juntos possamos construir uma cidade ainda melhor", disse. Para Nicole Ribeiro, estudante do 9º ano da ETI Maria Odete da Silva Colares, a proposta vem como uma forma diferente de aproximar os alunos em prol de causas que ajudam toda a comunidade. "Todos os alunos têm opiniões e se unirmos todas essas ideias iremos trazer muitas melhorias para todos da nossa escola e fora dela", afirmou.
A programação de lançamento contou com distribuição do kit do Projeto Auditor Aprendiz e uma apresentação musical de alunos. Estiveram presentes no evento a diretora da ETI Maria Odete da Silva Colares, Ienatla Sombra; a secretária executiva da Sepog, Christina Machado; o secretário adjunto da Educação, Jefferson Maia, a coordenadora de Articulação da Comunidade e Gestão Escolar, Lucidalva Bacelar; e coordenadores de Distritos de Educação.
No total, 10 unidades da Rede Municipal participam da iniciativa do Projeto Auditor Aprendiz. São elas: ETI Maria Odete Colares (Distrito 6), EM Aldaci Barbosa (Distrito 2), ETI Alvaro Costa (Distrito 2), ETI Joaquim Fco de Sousa Filho (Distrito 3), ETI Edgar Linhares (Distrito 4), ETI Maria José Ferreira Gomes (Distrito 5), EM Raquel de Queiroz - Unidade II (Distrito 4), EM Herondina Lima Cavalcante (Distrito 1), EM Marieta Cals, (Distrito 6), e ETI Aldemir Martins (Distrito 1).