O projeto Bike Vida está completando dois anos de funcionamento com atendimento de socorristas do Samu nos primeiros socorros à população fortalezense na orla da Capital. Já foram realizados cerca de 800 atendimentos de situações de urgência e emergência desde o começo das atividades. Iniciado em julho de 2017, o projeto atende o trecho compreendido entre os bairros Praia de Iracema, Mucuripe e Meireles. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com a Secretaria Regional II e Unimed Ceará.
O projeto disponibiliza três socorristas por turno do Samu, treinados em suporte básico de vida, que utilizam bicicletas com equipamentos necessários para o primeiro atendimento, incluindo desfibrilador elétrico automático (DEA), que pode ser utilizado de forma rápida nos casos de parada cardíaca súbita. O balanço dos atendimentos realizados revela que 62,7% dos pacientes atendidos foram homens, prevalecendo a faixa etária de 18 a 29 anos. Foram em torno de 35 ocorrências por mês, com maior incidência no horário de 13h às 21h. Entre os chamados, cerca 55,8% dos atendimentos correspondem a intercorrências traumatológicas, provocadas por agressões, quedas, colisões, dentre outros. Nas urgências clínicas, o principal motivo tem sido por queixas de mal-estar, síncopes, convulsões, e outros.
De acordo com o gerente do Samu Fortaleza, Fred Arnaud, o projeto chegou a atender dez paradas cardiorrespiratórias (PCRs), o que demostra o alcance do serviço em seu objetivo de salvar vidas. “Devido à agilidade do atendimento do socorrista, conseguimos reduzir o uso das unidades móveis do Samu 192 na faixa de praia, possibilitando a assistência de outros pacientes”, ressalta.
Serviço
Bike Vida
Horário de funcionamento: 5h às 21h
Endereço: Cruzamento das avenidas Beira Mar e Desembargador Moreira - Meireles