A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e do Instituto Cultural Iracema (ICI), o projeto Cinemar, dentro das comemorações do aniversário da Cidade, que este ano completa 296 anos. O projeto consiste na exibição de filmes com abordagens de diversos temas, nesta quarta e quinta-feira (13 e 14/04), das 18h às 21h, no Largo Luís Assunção, em frente ao Centro Cultural Belchior.
Os filmes em cartaz na mostra comemorativa foram produzidos durante dois anos do percurso formativo da 5ª turma do Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes. Ao todo, serão exibidos 10 fcurtas-metragem abordando os mais diversos temas, com o intuito dar visibilidade à produção local de audiovisual. A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secultfor e administrado pelo ICI. O equipamento atua na inclusão de alunos das comunidades de baixo IDH de Fortaleza.
A mostra ainda conta com vídeos publicitários da Secultfor e da Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), com destaque para o movimento Vem Fortalezear, além de webdocs produzidos pelo Instituto Iracema, com diversas temáticas e o resultado de projetos realizados no território da Praia de Iracema.
A programação segue as orientações sanitárias conforme os decretos vigentes, com a obrigatoriedade da comprovação das três doses da vacina contra a Covid-19.
Serviço
Projeto Cinemar
Data: 13 e 14/04 (quarta e quinta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Local: Largo Luís Assunção - em frente ao Centro Cultural Belchior
Filmes em cartaz
“Desterro” (12'20'') - ficção / experimental - 2019
Direção: Edu Moreira
Sinopse: habitando a catástrofe, uma jovem feiticeira encontra na desesperança a força motora da mudança e elabora rotas de fuga.
“Pátria” (7'40'') - doc experimental / montagem de arquivo - 2019
Direção: Liv Costa e Sunny Maia
Sinopse: em uma fita VHS são narrados pensamentos sobre Pátria, nacionalismo e poder.
"As lavadeiras do rio Acaraú transformam a embarcação em nave de condução" (13'15'') - experimental / videoarte - 2021
Roteiro e direção: Kulumym-Açu
Sinopse: as memórias do fluxo do Rio Acaraú contam histórias por onde os gestos coletivos da lavação de roupa acompanham gerações que celebram a importância dessas águas dentro do ciclo solar da cidade de Sobral/CE.
“Sons da Cidade” (8'16'') - doc / experimental - 2020
Roteiro e direção: Andreza Freitas
Sinopse: a ideia é trazer uma reflexão sobre a quarentena, a sobrecarga dos dias, e os sons da cidade que parecem distantes. Os momentos de tela escura trazem a possibilidade de outres fazerem o exercício de escuta.
“Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor” (11') - ficção - 2021
Roteiro, direção e montagem: Liv Costa e Sunny
Sinopse: uma vez, elu disse: quando fui embora de mim, adeus era tudo o que tinha para dizer. Nessa viagem, talvez não exista uma chegada. Só um caminho infinito.
“Ensaio sobre abismos ou as imagens que resgatei de algum lugar da minha mente” (8') - filme / dispositivo / documentário - 2022
Roteiro e direção: Rafael Luan
Sinopse: filme dispositivo, de montagem, documentário, ensaio, documentário, híbrido, com imagens e sons.
“Aquele que veio do oeste” (18’) - ficção - 2022
Direção e roteiro: Wesjley Maria
Sinopse: decidida em vender antigo imóvel onde morava na cidade de Fortaleza, Beatriz volta e se depara com suposto ataques de monstros marinhos que anda aterrorizando moradores das praias locais
“Origem” (13') - álbum visual - 2022
Direção: Jauhf e Davinci
Sinopse: em meio ao caos da cidade de Fortaleza, Davinci busca trilhar seus próprios caminhos. Origem é um convite para a festa.
“A Canção que Dediquei a Você” (15') - animação - 2022
Direção: Matheus Monteiro
Sinopse: colagem. Mostra diversas cenas de shows, Técnica utilizada: turnês e de anil (estilizado como um cantor com cabeça de esqueleto) em diferentes locais como estúdio, países estrangeiros, multidões. Essa parte não é animada, apenas uma apresentação dessas imagens como um compilado de documentário.
“Os Nordestes” (33'29'') - web serie documental 2022
Direção: Lucas Madi
Sinopse: cinco pessoas nascidas no nordeste brasileiro analisam suas trajetórias de vida, tendo um ponto em comum: em algum momento, todas desafiaram-se a saírem de seus territórios para descobrir através do trabalho e do estudo outras maneiras de estarem no mundo.