28 de May de 2024 em Juventude

Projeto Dragões Alados capacita e insere jovens no mercado de tecnologia

Parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e empresa de tecnologia Lanlink qualifica prioritariamente mulheres e pessoas com deficiência (PCDs)


aula
O projeto vai priorizar a preparação e capacitação na área de Atendimento ao Cliente/ Service Desk, especificamente, para atuar na Central de Serviços. (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (28/05), a segunda aula inaugural do projeto Dragões Alados, parceria entre o Juventude Digital (JD) e a empresa de tecnologia Lanlink. A iniciativa é voltada para a capacitação e inserção de jovens, em especial mulheres e pessoas com deficiência, no mercado de tecnologia. A capacitação na área de Service Desk dura três meses e acontece no formato híbrido, com aulas presenciais, na sede da empresa, e remotas. A segunda edição do projeto teve todas as vagas preenchidas.

O projeto prioriza a preparação e capacitação na área de Atendimento ao Cliente/ Service Desk, especificamente, para atuar na Central de Serviços. Dividido em módulos com aulas práticas e teóricas, o cronograma conta com temáticas como Iniciação ao contexto organizacional; Excelência no Atendimento; Gestão do Conhecimento; ITIL e Central de Serviços; Service Desk; Sistema de Gerenciamento de Serviço ITSM; Fundamentos de TI; Segurança da Informação; e Palestras com profissionais da área para apresentar diferentes temáticas do mercado de TI. Além disso, os participantes também têm aulas de português para aprimorar as habilidades linguísticas e contribuir para o desenvolvimento das atividades profissionais.

O Atendimento ao Cliente pode ser um diferencial competitivo para as organizações. O Service Desk é uma porta de entrada para o mercado de tecnologia e permite a evolução nos níveis de atendimento e até de encontrar oportunidades em outras áreas relacionadas à tecnologia. 

Suzane Matos é gerente de pessoas da Lanlink e a responsável por lecionar a aula de iniciação ao contexto organizacional. A professora fez parte da primeira edição e revelou que apesar de muitos já terem cursos no currículo, não tiveram oportunidades de ter o primeiro emprego. Ela também declarou estar com as expectativas altas devido ao sucesso da edição anterior.

“É muito significativo para nós, porque conseguimos empregar pessoas que se formaram aqui, várias não tinham nenhuma perspectiva de conseguir um emprego. O feedback dos gestores é que os contratados vindos do projeto são pessoas com uma facilidade maior de se integrar na empresa, de absorver a cultura e esse é o maior sinal de que está dando certo. Esperamos aumentar a empregabilidade dessas pessoas, conseguir fazer a contratação delas para que elas possam seguir crescendo.”

Entre os 38 alunos matriculados nessa turma estava Rafaela Reis. A estudante é deficiente auditiva e a princípio estava insegura. Rafaela conta que tentou fazer outros cursos mas nunca conseguiu se comunicar plenamente. Dessa vez, influenciada por um amigo que indicou o projeto, ela decidiu dar uma chance e assim que percebeu que haviam outras pessoas na sala, que assim como ela, também sabiam libras.

mulher branca de cabelos longos e escuros e blusa listrada
" É uma oportunidade muito boa, pretendo me desenvolver e quem sabe conseguir uma vaga na área”, ressalta a estudante Rafaela.

“Para ter acessibilidade precisa de motivação, as pessoas precisam encontrar o que elas procuram aqui. Por exemplo, se não há comunicação, ou se há uma comunicação com muitas barreiras, como o surdo vai aprender? É muito interessante ter esses recursos de acessibilidade para que a gente consiga se desenvolver também. É uma oportunidade muito boa, pretendo me desenvolver e quem sabe conseguir uma vaga na área”, ressalta Rafaela.

O gerente de projetos da Juventude Digital, Pedro Santos, enfatizou que o curso é mais um dos projetos que seguem os pilares do programa de reafirmar o compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades.

“A Prefeitura de Fortaleza acredita muito na importância de trazer diversidade e inclusão para o mercado da tecnologia. Na juventude digital nós já temos um trabalho constante de capacitação e encaminhamento para o mercado de jovens, mas com projetos como o Dragões Alados nós conseguimos priorizar e ter uma atenção especial para grupos geralmente marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pessoas com autismo, com mobilidade reduzida ou surdas. Então a importância desse projeto reside no lugar de atenção para esses grupos que já encontram dificuldades por questões estruturais da sociedade.”

Encaminhamento para o Mercado

Ao final do curso, os alunos certificados terão a chance de participar de um processo seletivo na Lanlink, concorrendo a uma vaga de emprego na empresa. Em 2023, a primeira edição do Dragões Alados certificou 39 pessoas. Dessas, oito já foram contratadas pela empresa até o momento e metade foram mulheres.

Uma das contratadas foi Nayra Moura, atualmente atendente de suporte técnico na empresa. A graduanda de análise e desenvolvimento de sistemas possui uma ligação antiga com o Juventude Digital. Ela conheceu o programa através do Instagram, e a conexão com a tecnologia imediatamente chamou sua atenção. Na extensa lista de cursos concluídos estão lógica de programação, HTML, SSS (Same Store Sales), design básico e inglês. Nayra usufruiu de tudo que estava a seu alcance até encontrar o projeto Dragões Alados.

“Fiquei muito empolgada justamente pela chance de participar de um processo seletivo, em uma empresa na área da tecnologia. Era isso que eu estava realmente buscando e o Dragões Alados me deu essa oportunidade.” O curso de Service Desk se diferenciou totalmente de todos os outros que Nayra realizou. Neste, o conteúdo é totalmente direcionado para a prática do trabalho, o que acabou sendo de grande valia no momento em que foi contratada.

“Me senti mais preparada quando eu fui lidar com o atendimento no dia a dia. Tudo que aprendi nos cursos do Juventude Digital me ajudaram e abriram minha cabeça para várias coisas relacionadas que eu nunca havia nem considerado. Fiquei imensamente feliz, me senti conquistando algo que parecia estar muito longe de mim, ainda mais como mulher na área da tecnologia, foi muito especial.”

Hoje, oficialmente funcionária da empresa há 4 meses, a atendente relata ter superado suas expectativas: “a empresa é muito boa de trabalhar. Eu aprendo muito todos os dias aqui. Minha equipe foi muito receptiva. Meus gestores são ótimos. Cada dia que passa eu aprendo um pouco mais. Está sendo incrível”.

Juventude Digital

O Juventude Digital, programa da Prefeitura de Fortaleza que qualifica jovens para o mercado da tecnologia, foi lançado em outubro de 2021 como uma política pública permanente da cidade. É coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com outras secretarias, como a da Juventude e a da Educação. O JD capacitou 30 mil jovens, realizou 191 cursos, 77 oficinas e alcançou 43 mil pessoas em 166 eventos.

Sobre a Lanlink

A Lanlink é uma empresa de tecnologia pioneira que atua em todo o Brasil com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. Sua trajetória é marcada por soluções e parceiros de excelência, contando com o apoio de mais de 1.000 colaboradores e mais de 950 certificações técnicas em diversas tecnologias.

Projeto Dragões Alados capacita e insere jovens no mercado de tecnologia

Parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e empresa de tecnologia Lanlink qualifica prioritariamente mulheres e pessoas com deficiência (PCDs)

aula
O projeto vai priorizar a preparação e capacitação na área de Atendimento ao Cliente/ Service Desk, especificamente, para atuar na Central de Serviços. (Foto: Marcos Moura)

A Prefeitura de Fortaleza realizou, nesta terça-feira (28/05), a segunda aula inaugural do projeto Dragões Alados, parceria entre o Juventude Digital (JD) e a empresa de tecnologia Lanlink. A iniciativa é voltada para a capacitação e inserção de jovens, em especial mulheres e pessoas com deficiência, no mercado de tecnologia. A capacitação na área de Service Desk dura três meses e acontece no formato híbrido, com aulas presenciais, na sede da empresa, e remotas. A segunda edição do projeto teve todas as vagas preenchidas.

O projeto prioriza a preparação e capacitação na área de Atendimento ao Cliente/ Service Desk, especificamente, para atuar na Central de Serviços. Dividido em módulos com aulas práticas e teóricas, o cronograma conta com temáticas como Iniciação ao contexto organizacional; Excelência no Atendimento; Gestão do Conhecimento; ITIL e Central de Serviços; Service Desk; Sistema de Gerenciamento de Serviço ITSM; Fundamentos de TI; Segurança da Informação; e Palestras com profissionais da área para apresentar diferentes temáticas do mercado de TI. Além disso, os participantes também têm aulas de português para aprimorar as habilidades linguísticas e contribuir para o desenvolvimento das atividades profissionais.

O Atendimento ao Cliente pode ser um diferencial competitivo para as organizações. O Service Desk é uma porta de entrada para o mercado de tecnologia e permite a evolução nos níveis de atendimento e até de encontrar oportunidades em outras áreas relacionadas à tecnologia. 

Suzane Matos é gerente de pessoas da Lanlink e a responsável por lecionar a aula de iniciação ao contexto organizacional. A professora fez parte da primeira edição e revelou que apesar de muitos já terem cursos no currículo, não tiveram oportunidades de ter o primeiro emprego. Ela também declarou estar com as expectativas altas devido ao sucesso da edição anterior.

“É muito significativo para nós, porque conseguimos empregar pessoas que se formaram aqui, várias não tinham nenhuma perspectiva de conseguir um emprego. O feedback dos gestores é que os contratados vindos do projeto são pessoas com uma facilidade maior de se integrar na empresa, de absorver a cultura e esse é o maior sinal de que está dando certo. Esperamos aumentar a empregabilidade dessas pessoas, conseguir fazer a contratação delas para que elas possam seguir crescendo.”

Entre os 38 alunos matriculados nessa turma estava Rafaela Reis. A estudante é deficiente auditiva e a princípio estava insegura. Rafaela conta que tentou fazer outros cursos mas nunca conseguiu se comunicar plenamente. Dessa vez, influenciada por um amigo que indicou o projeto, ela decidiu dar uma chance e assim que percebeu que haviam outras pessoas na sala, que assim como ela, também sabiam libras.

mulher branca de cabelos longos e escuros e blusa listrada
" É uma oportunidade muito boa, pretendo me desenvolver e quem sabe conseguir uma vaga na área”, ressalta a estudante Rafaela.

“Para ter acessibilidade precisa de motivação, as pessoas precisam encontrar o que elas procuram aqui. Por exemplo, se não há comunicação, ou se há uma comunicação com muitas barreiras, como o surdo vai aprender? É muito interessante ter esses recursos de acessibilidade para que a gente consiga se desenvolver também. É uma oportunidade muito boa, pretendo me desenvolver e quem sabe conseguir uma vaga na área”, ressalta Rafaela.

O gerente de projetos da Juventude Digital, Pedro Santos, enfatizou que o curso é mais um dos projetos que seguem os pilares do programa de reafirmar o compromisso com a diversidade e a igualdade de oportunidades.

“A Prefeitura de Fortaleza acredita muito na importância de trazer diversidade e inclusão para o mercado da tecnologia. Na juventude digital nós já temos um trabalho constante de capacitação e encaminhamento para o mercado de jovens, mas com projetos como o Dragões Alados nós conseguimos priorizar e ter uma atenção especial para grupos geralmente marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência, pessoas com autismo, com mobilidade reduzida ou surdas. Então a importância desse projeto reside no lugar de atenção para esses grupos que já encontram dificuldades por questões estruturais da sociedade.”

Encaminhamento para o Mercado

Ao final do curso, os alunos certificados terão a chance de participar de um processo seletivo na Lanlink, concorrendo a uma vaga de emprego na empresa. Em 2023, a primeira edição do Dragões Alados certificou 39 pessoas. Dessas, oito já foram contratadas pela empresa até o momento e metade foram mulheres.

Uma das contratadas foi Nayra Moura, atualmente atendente de suporte técnico na empresa. A graduanda de análise e desenvolvimento de sistemas possui uma ligação antiga com o Juventude Digital. Ela conheceu o programa através do Instagram, e a conexão com a tecnologia imediatamente chamou sua atenção. Na extensa lista de cursos concluídos estão lógica de programação, HTML, SSS (Same Store Sales), design básico e inglês. Nayra usufruiu de tudo que estava a seu alcance até encontrar o projeto Dragões Alados.

“Fiquei muito empolgada justamente pela chance de participar de um processo seletivo, em uma empresa na área da tecnologia. Era isso que eu estava realmente buscando e o Dragões Alados me deu essa oportunidade.” O curso de Service Desk se diferenciou totalmente de todos os outros que Nayra realizou. Neste, o conteúdo é totalmente direcionado para a prática do trabalho, o que acabou sendo de grande valia no momento em que foi contratada.

“Me senti mais preparada quando eu fui lidar com o atendimento no dia a dia. Tudo que aprendi nos cursos do Juventude Digital me ajudaram e abriram minha cabeça para várias coisas relacionadas que eu nunca havia nem considerado. Fiquei imensamente feliz, me senti conquistando algo que parecia estar muito longe de mim, ainda mais como mulher na área da tecnologia, foi muito especial.”

Hoje, oficialmente funcionária da empresa há 4 meses, a atendente relata ter superado suas expectativas: “a empresa é muito boa de trabalhar. Eu aprendo muito todos os dias aqui. Minha equipe foi muito receptiva. Meus gestores são ótimos. Cada dia que passa eu aprendo um pouco mais. Está sendo incrível”.

Juventude Digital

O Juventude Digital, programa da Prefeitura de Fortaleza que qualifica jovens para o mercado da tecnologia, foi lançado em outubro de 2021 como uma política pública permanente da cidade. É coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com outras secretarias, como a da Juventude e a da Educação. O JD capacitou 30 mil jovens, realizou 191 cursos, 77 oficinas e alcançou 43 mil pessoas em 166 eventos.

Sobre a Lanlink

A Lanlink é uma empresa de tecnologia pioneira que atua em todo o Brasil com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos. Sua trajetória é marcada por soluções e parceiros de excelência, contando com o apoio de mais de 1.000 colaboradores e mais de 950 certificações técnicas em diversas tecnologias.