O secretário municipal da Juventude, Davi Gomes, e a coordenadora do Juventude Digital, Ianna Brandão, foram selecionados para apresentar o desenvolvimento das políticas de juventude de Fortaleza no Fórum Anual da Juventude, promovido pelo Conselho Econômico e Social de 2023 (ECOSOC) das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
“A comitiva de Fortaleza está super feliz em ter sido convidada para o maior evento global da ONU voltado para a juventude. Esse reconhecimento é resultado do esforço das políticas públicas de juventude em Fortaleza, que teve ainda um crescimento nos últimos anos, especialmente no período pós-Covid. Vamos levar nossa política para o mundo inteiro para que as pessoas conheçam a revolução que temos feito em Fortaleza na área da juventude”, destaca o secretário Davi Gomes.
O Fórum Anual da Juventude é uma oportunidade única para que líderes do mundo todo compartilhem entre si visões, perspectivas e boas práticas nas áreas sociais, econômicas e ambientais no avanço da agenda de desenvolvimento da juventude nos níveis nacional, regional e global.
De 25 a 27 de abril, os delegados terão a oportunidade de expor os resultados da secretaria, da Rede Cuca e da Rede Juv, enquanto políticas públicas modelo de proteção social e oportunidades para jovens, além de discutir e discutir avanços em políticas eficientes e sustentáveis para a faixa etária. Participam do momento, também, a diretora-presidente do Instituto Juventude e Inovação, Camila Maia; e o diretor presidente do Instituto de Cultura, Artes, Ciência e Esporte, Caiubi Mania, instituições parceiras da secretaria.
A participação nasceu do reconhecimento dos esforços liderados pelas instituições em prol do tema pelo Observatório Internacional da Juventude (OIJ) - instituição convidada pela Enviada das Nações Unidas para Juventude, Jayathma Wickramanayake, para selecionar vinte jovens brasileiros que fazem a diferença, entre deputados, secretários de Juventude e ativistas pelo clima para o Fórum. O encontro também terá a presença do Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso, e do Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Marcus Barão.
“É importante ter as perspectivas e urgências das juventudes no centro do debate sobre desenvolvimento sustentável. Queremos mostrar que apesar de sermos desproporcionalmente impactados, somos resilientes e inovadores. A participação do Brasil no maior Fórum de Juventude do mundo, na ONU, é a reafirmação do nosso compromisso enquanto país de não deixar ninguém para trás”, aponta o chefe da delegação e presidente do OIJ, Daniel Calarco.
Uma das principais entregas do encontro deste ano são os esforços centrados na construção de um documento com diretrizes e demandas conjuntas do grupo para o ECOSOC, para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF) e para a Cúpula dos ODS, que ocorrerá em Setembro, quando países do mundo todo revisarão o progresso da Agenda 2030.
Durante os 3 dias, as discussões serão guiadas pelo tema “Acelerando a recuperação da COVID-19 e a plena implementação da Agenda 2030 com e para a juventude”.
Na oportunidade, será realizado, ainda, um evento paralelo para divulgar as ações de juventude desenvolvidas para um grupo de convidados que envolvem gestores de outras cidades, representantes de organismos internacionais, instituições do terceiro setor e instituições de fomento e financiamento.