Foi oficializado, na manhã desta quarta-feira (29/11), no Cuca José Walter, o patrocínio do Banco do Nordeste para o Rede Cuca Vôlei, time profissional de voleibol gerenciado pelo Instituto de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (IC), patrocinado pela Prefeitura de Fortaleza e fruto das ações da Secretaria Municipal da Juventude dentro da Rede Cuca. O valor do custeio é de R$ 500 mil para a temporada, que vai até abril de 2024.
“É muito bacana ver que tanto a iniciativa privada quanto as instituições públicas estão apoiando esse projeto, mostrando que eles acreditam no potencial do time. A prefeitura segue entrando com o maior recurso, mas a iniciativa privada começa a entender que o time tem um valor social e um impacto muito grande na juventude”, afirmou Davi Gomes, secretário da Juventude.
Atualmente, a equipe se prepara para a disputa da Superliga B Masculina 2024. Após a inédita participação na Superliga A 2023, o Rede Cuca Vôlei se tornou o único representante do Nordeste na maior competição de voleibol do país. O time é comandado pelo campeão olímpico Marcelo Negrão, que enxerga no benefício uma oportunidade de melhorar ainda mais o desempenho do time.
“Nosso objetivo é colocar o voleibol do Ceará no alto rendimento, nas melhores equipes do país, se tornando uma referência. A gente sabe que para isso a gente precisa de apoio, patrocínio e investimento. São muitas viagens, jogadores caros, a parte estrutural é uma parte dispendiosa, precisa de muita gente trabalhando e requer um investimento alto para que a equipe cresça”, explicou Marcelo.
O benefício do auxílio, no entanto, vai além do próprio time, gerando um impacto direto e indireto no município e na juventude. Foi o que destacou o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara. “O banco tem uma atuação muito focada no microcrédito e em atividades culturais. Ficamos muito empolgados com o time, essa é uma exceção importante dentro de um projeto que envolve cidadania também. Isso vai fazer a diferença na vida das novas gerações. É o primeiro projeto esportivo de volume que investimos, mas não tenho dúvida que é o primeiro de muitos que virão”.
No último fim de semana, o Rede Cuca Vôlei se sagrou campeão cearense invicto ao derrotar o Vôlei Canindé, em jogo disputado no município de Quixadá. A Superliga, competição nacional, é organizada anualmente pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), e conta com cerca de 12 equipes disputando cada série. Durante o próximo ano, o time deverá participar de nove confrontos, sendo cinco em casa e outros quatro fora da cidade.
O time atualmente conta com 18 jogadores, que vêm, prioritariamente, da própria Rede Cuca. Nairton Silva é um deles. O atleta de 24 anos começou a frequentar o Cuca do Jangurussu aos 14 e viu sua vida mudar através do esporte, se tornando um jogador profissional.
“Em 2014 eu jogava bola pelas ruas do meu bairro, sempre esperando a inauguração do Cuca Jangurussu. Quando abriu, fui direto me inscrever na escolinha de vôlei, sempre me dedicando e buscando novas oportunidades que o Cuca sempre me ofereceu. É muito gratificante ver todo esse crescimento do time. Com o novo patrocinador, creio que vai crescer ainda mais”, contou ele.
Além do BNB e da Prefeitura de Fortaleza, o time conta com outros patrocinadores como a Indaiá, Cegás, BNB Clube, Kora Saúde, Casa Pio, Estácio, Academia Central do Corpo, C. Rolim e BW Outlet.
Rede Cuca
A Rede Cuca é uma política pública de proteção social e oportunidades para jovens executada pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Juventude. Iniciada em 2009, a Rede conta com cinco Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), localizados nos bairros Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu, José Walter e Pici.
Todas as ações desenvolvidas pela Rede Cuca são gratuitas e têm como público-alvo jovens de 15 a 29 anos e suas famílias. Mensalmente, são ofertadas vagas em cursos de artes (dança, teatro e música), cursos de formação (nas áreas de tecnologia, linguagens, ciência e educomunicação), capacitações profissionais e práticas esportivas.
“O esporte é inspiração para vários outros jovens. Então, a partir do momento que a gente tem um time de destaque, isso incentiva outros jovens a encontrarem o caminho do esporte como um caminho de oportunidade. Todos os meses nós temos mais de cinco mil vagas de esporte na rede pública. São vidas impactadas com o esporte”, destacou Davi Gomes.