A gestão de dados de sinistros registrados nas vias de Fortaleza, desenvolvida por um núcleo de especialistas da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), motivou a visita de representantes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global com atuação na capital pernambucana nesta quinta e sexta-feira (26 e 27/01).
Os dados estatísticos de sinistros de trânsito são essenciais para desenvolver ações estratégicas que reforçam a segurança viária, com a implementação de políticas públicas integradas nos eixos de infraestrutura viária, fiscalização preventiva e educação para o trânsito.
“A gestão de dados é essencial para a redução de mortes alcançada em Fortaleza nos últimos anos. Temos muita satisfação em saber que a nossa experiência pode auxiliar outras cidades, como Recife, que têm se empenhado em reduzir os acidentes com severidade e preservar vidas”, destaca Antônio Ferreira Silva, superintendente da AMC.
Os representantes também destacaram as ações de mobilidade de Fortaleza. O incentivo aos modais ativos, como a política de gestão cicloviária, e ações de urbanismo tático também foram lembrados.
“Com estes dois dias de trabalho, nos baseamos na experiência de sucesso de Fortaleza e engajamos nossos especialistas e técnicos em mobilidade para aprimorar o gerenciamento de informações e dados”, ressalta Gustavo Sales, coordenador Executivo da Iniciativa Bloomberg no Recife.
Também participaram da visita à AMC o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil, Dante Rosado; a coordenadora de dados de Iniciativa Bloomberg no Recife, Amanda Conceição; e o agente de trânsito da CTTU, Ivo Costa.