A Prefeitura de Fortaleza, por meio das Secretarias Regionais e da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), aprimorou o protocolo de atendimento do Cadastro Único, com o intuito de oferecer mais qualidade e acolhimento às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas nas Centrais de Acolhimento. A iniciativa tem como foco garantir um atendimento humanizado e inclusivo, com respeito às legislações vigentes, proteção de dados pessoais, atualização periódica dos cadastros e fortalecimento da cooperação entre os órgãos municipais.
O novo formato de atendimento estabelece que haverá distribuição de senhas no turno da manhã, com a separação entre filas prioritárias e não prioritárias. A quantidade de senhas ofertadas dependerá da equipe disponível no dia, e após o esgotamento das senhas, os atendimentos ocorrerão por demanda espontânea.
Além disso, as Secretarias Regionais ficam responsáveis por fazer a gestão das equipes locais e pela manutenção da infraestrutura física e pela comunicação sobre as necessidades de capacitação. Por sua vez, a SDHDS atuará na gestão técnica do Cadastro Único, incluindo a definição e atualização desses protocolos de atendimento, na capacitação contínua das equipes, no monitoramento da qualidade dos cadastros e no suporte técnico às Regionais. A pasta também terá atenção especial aos cadastros unipessoais e apoiará a organização das escalas de trabalho.
O coordenador adjunto da Cegor, Júlio Brasil, avaliou a iniciativa como um avanço importante para o fortalecimento da rede de atendimento às famílias em Fortaleza. “O grande objetivo é essa integração das secretarias regionais com as demais secretarias para levar os serviços mais perto da população e que eles possam desfrutar desse serviço de qualidade e um serviço mais humanizado”, garantiu.
A secretária executiva da SDHDS, Cynthia Studart, ressaltou que a construção do protocolo foi coletiva e atende à orientação do prefeito Evandro Leitão de aproximar os serviços da população. “Essa foi uma reunião muito exitosa para integrar os serviços da SDHDS com as Regionais, especificamente do Cadastro Único. Construímos coletivamente um protocolo e um fluxo de atendimento para garantir mais qualidade e acolhimento à população de Fortaleza”, afirmou.
Já o titular da Secretaria Regional 5, Jovanil Oliveira, reforçou a importância da descentralização para garantir acolhimento humanizado e serviços mais próximos da realidade das famílias. “Essa integração vai trazer muitos benefícios para a população, melhorando a oferta dos serviços e o atendimento humanizado. A descentralização é fundamental porque coloca o serviço mais próximo da comunidade e permite uma atenção de melhor qualidade”, finalizou.
