
A Secretaria Regional (SER) 12 e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realizaram, na manhã desta quinta-feira (06/11), uma visita técnica à comunidade Poço da Draga, no bairro Centro, com o objetivo de acompanhar de perto os desafios estruturais da região, ouvir as demandas históricas dos moradores relacionadas a saneamento e drenagem, e planejar ações integradas que promovam a qualidade de vida da população.
A ação também contou com a participação de representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e de outros órgãos municipais.
O titular da SER 12, Adams Gomes, destacou o compromisso da gestão em atender uma demanda histórica dos moradores. “Esse é, sem dúvida, um dos pedidos mais antigos aqui da Regional 12. O tão sonhado saneamento básico do Poço da Draga é uma conquista que a comunidade espera há muito tempo. Por ser a primeira comunidade de Fortaleza, já merecia uma obra dessa grandeza. Além do saneamento, estamos com a Seinf verificando também questões de drenagem na área, para trazer melhorias efetivas,” disse.
O diretor da Cagece, Luciano Arruda, explicou que a iniciativa beneficiará diretamente cerca de 2.200 moradores, com a interligação de aproximadamente 500 imóveis à nova rede de esgotamento sanitário.
“Nossa expectativa, juntamente com o Governo do Estado e em cooperação com a Prefeitura, é entregar à população esse benefício. A Cagece, por meio da parceria público-privada com a Ambiental Ceará, tem atuado na expansão e manutenção da rede de esgotamento sanitário em 24 municípios do Estado, sendo Fortaleza responsável por mais de 30% desse volume de serviço”, salientou Arruda.
Morador da comunidade há cerca de 30 anos, Felipe do Nascimento Souza comemora a iniciativa. “Essa obra de drenagem e saneamento é uma luta antiga, desde quando eu era criança. Todo ano, com as fortes chuvas, sofremos muito. Então, ter esse saneamento é de extrema importância, porque vai diminuir o sofrimento e melhorar a vida de todos os moradores”, declarou.
