Com o objetivo de ampliar ainda mais a acessibilidade do evento, o Réveillon 2024 de Fortaleza contará com audiodescrição dos shows para pessoas cegas e com baixa visão nos três dias de festa (29, 30 e 31/12). Para isso, serão distribuídos 30 fones de ouvido na área reservada para pessoas com deficiência (PCDs).
A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender imagens estáticas ou conteúdos audiovisuais, proporcionando maior acessibilidade.
“A audiodescrição é uma tecnologia que quebra a barreira comunicacional para uma parcela significativa de pessoas com deficiência visual. Com ela, milhares de pessoas podem ter uma ideia tridimensional do que está acontecendo no evento. Fortaleza hoje se qualifica para realizar não apenas o maior, mas também o mais inclusivo réveillon do País”, destaca Emerson Damasceno, coordenador especial da Pessoa com Deficiência de Fortaleza.
Para ter acesso aos fones, será necessário apresentar um documento oficial com foto (RG, passaporte, carteira de trabalho) na área reservada para PCDs. O documento será devolvido ao titular quando for feita a devolução do aparelho.
Acessibilidade
Além da audiodescrição, a Prefeitura de Fortaleza conta com um plano de acessibilidade que contempla diversos outros recursos para pessoas com deficiência (PCD), incluindo intérprete de Libras, rampa de acesso e área exclusiva, entre outros.