Contagiado pelo ritmo e pelo brilho, o domingo (11/02) do Carnaval de Fortaleza 2024 lotou o Aterrinho da Praia de Iracema. O público dançou e cantou ao som de grandes atrações, espalhando pela cidade uma energia que segue no ar até terça-feira (13/02), fomentada pela continuação da festa nos oito polos carnavalescos da cidade.
A noite do segundo dia de folia no Aterrinho foi aberta pelo DJ Fish Vinil. Seguido pela swinguera do Grupo DTF Elétrico e pelo forró performatico de Alanzim Coreano, incrementado por hits de clássicos como Monha Pequena Eva e Bonde do Tigrão. Encerrando a noite, o samba carioca de Diogo Nogueira abençoou o público, com espaço inclusive para o forró nordestino e o samba baiano. Nogueira honrou também o homenageado do Carnaval de Fortaleza 2024, interpretando "Pedras que Cantam", composta por Fausto Nilo.
O vice-prefeito Élcio Batista prestigiou a festa. Na ocasião, ele destacou a dedicação da Prefeitura para proporcionar uma festa com muita alegria e tranquilidade para os foliões. "O Carnaval de Fortaleza é um grande evento popular, com festas em oito polos da cidade, com os maracatus, com shows de artistas nacionais na Praia de Iracema, mas também de artistas locais. Então podemos esperar muita diversidade, muita valorização dos talentos de Fortaleza, dos talentos regionais, podemos esperar também muita tolerância e respeito, e há um trabalho integrado da Prefeitura para as pessoas viverem as melhores experiências durante período", afirmou Élcio.
Para curtir o Carnaval pelo primeiro ano, a vendedora Maria Shirlândia Santos investiu em orelhas de coelho vermelhas e brilhosas. Animada com a experiência inicial no sábado (10/02), ela resolveu voltar. "Eu estou gostando demais, tanto que hoje vim mais cedo e trouxe minha sogra", disse.
Paraense, a engenheira de produção Júlia Soares Rodrigues veio para Fortaleza em uma dupla celebração, do aniversário de uma amiga e do Carnaval, e conta que se está se sentindo "acolhida" pela cidade e pelo evento. "Eu achei muito organizado aqui, tem ponto de ajuda, tem segurança, achei tranquilo, bem tranquilo, eu estou achando uma energia boa e quero curtir bem muito, até o fim da festa."
A técnica de enfermagem Ana Karine de Almeida levou as filhas Maria Ísis, de oito anos, e Maria Luiza, dois, para brincar Carnaval no Aterrinho. "Elas sempre me acompanham e se divertem muito. Estão brincando com espuminha, serpentina, confete, com o cabelo pintado, caracterizadas, foliãs mesmo", observou, aproveitando para ressaltar a importância da festa. "É bom se divertir, brincar, aliviar a mente, é bom as crianças se divertirem também, porque o dia a dia é corrido, é puxado."
Além das atrações deste domingo, a programação carnavalesca traz nos próximos dias os artistas nacionais Maria Rita, Solange Almeida, Criolo e Baby do Brasil. No sábado, Márcia Fellipe e Zeca Baleiro se apresentaram no aterrinho. Diversas atrações locais também passam pelos oitos polos preparados para a festa: Benfica, Domingos Olímpio, Parque Rachel de Queiroz, Mercado da Aerolândia, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público e Aterrinho da Praia de Iracema.
Homenagem
Este ano, o Ciclo Carnavalesco homenageia o compositor, arquiteto e poeta brasileiro Fausto Nilo. Ao lado de nomes como Ivan Lins, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, é um dos autores brasileiros com maior número de composições - cerca de 500 músicas. Em sua parceria com o baiano Moraes Moreira, criou alguns dos maiores hinos do Carnaval, como "Chão da Praça", "Bloco do Prazer" e "Eu Também Quero Beijar".
Ao longo dos seus 50 anos de carreira, suas músicas foram registradas por artistas como Maria Bethânia, Fagner, Gal Costa, Elba Ramalho, Ednardo, Pepeu Gomes, Ney Matogrosso, Chico Buarque, Lulu Santos, Geraldo Azevedo, Caetano Veloso, Zé Ramalho e Cidade Negra, entre outros. Uma trajetória que o coloca como um dos grandes nomes da música brasileira. Como arquiteto, concebeu o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura de Fortaleza, com o também arquiteto cearense Delberg Ponce de Leon.